Veja como evitar lesões durante a prática de beach tennis
Praticar beach tennis exige cuidados para evitar problemas nas articulações (Imagem: Microgen | Shutterstock)
Veja como evitar lesões durante a prática de beach tennis

O beach tennis tem se tornado cada vez mais popular. Apesar da diversão que proporciona, é importante destacar os riscos de lesões associados a esse esporte. Os movimentos bruscos de direção e rotação vigorosa durante o jogo podem comprometer severamente o desempenho dos jogadores.

“Alguns dos fatores que podem contribuir negativamente para o aparecimento de lesões durante o treino são a falta de habilidade, treinos excessivos, alto volume de jogos, biomecânica falha e desequilíbrios musculares”, comenta Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata de Guarulhos.

Por isso, segundo explica a especialista, é fundamental alcançar a execução de movimentos adequados, que sejam eficazes e menos traumáticos para o corpo.

Principais lesões causadas pelo beach tennis

Conforme explica Raquel Silvério, a grande variedade de movimentos realizados nos esportes de raquete, como o beach tennis, tende a oferecer uma sobrecarga elevada às articulações, como coluna vertebral, quadril, joelho, pé, cotovelo e ombro. Entre as principais lesões destacadas por Raquel Silvério, estão:

  • Lesões musculares agudas:  mais frequente na coxa e panturrilha, por exemplo. São lesões que iniciam com dor aguda muscular em “fisgada”. Podem ser classificadas em graus de 1 a 3, a depender da quantidade de fibras musculares que se rompem;
  • Entorses e fraturas:  mais comum no hálux (“topada” no dedão do pé) pela irregularidade do terreno arenoso;
  • Entorse do tornozelo e joelho: por serem articulações bastante exigidas na areia, devido aos saltos e movimentos laterais frequentes, aumentam o risco de lesões no joelho, incluindo entorses no ligamento cruzado anterior (LCA) e lesões meniscais.

Como prevenir as contusões?

Segundo a fisioterapeuta, para evitar danos e lesões, é importante tomar alguns cuidados básicos, como “evitar sobrepeso, ter um bom condicionamento cardiovascular e muscular, e evitar jogar por um tempo excessivo sem intervalos. Além disso, é essencial fazer um aquecimento antes da partida, fortalecer os músculos e fazer alongamentos ao longo da semana”.

Outras dicas importantes são utilizar raquetes de boa qualidade, que não sobrecarregam os músculos, ossos e articulações, e consultar um especialista antes de iniciar o esporte. Passar por uma avaliação com um profissional pode dar mais segurança na hora de começar a praticar o beach tennis e ajudar a evitar problemas futuros.

“Seja você um esportista amador ou profissional, investir em cuidados específicos é fundamental para garantir a segurança na prática do esporte. Não deixe de buscar orientação para prevenir lesões ou tratar possíveis problemas. Com os cuidados adequados, é possível desfrutar deste esporte de forma segura e saudável”, finaliza Raquel Silvério.

Por Fenanda Cezar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!