A corrida se destaca como uma atividade física de fácil incorporação à rotina diária, oferecendo uma abordagem acessível e eficaz para promover a saúde física e mental. Com a simplicidade de calçar um par de tênis e sair para correr, ela se torna uma opção conveniente para pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico.
“Tanto a caminhada quanto a corrida são boas para a saúde e alguns benefícios são comuns em ambas as modalidades, como o controle da hipertensão, da diabetes e do colesterol, a melhora da circulação e a liberação de endorfinas, hormônios que relaxam o corpo, geram sensação de bem-estar e melhoram a qualidade do sono”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
A seguir, confira um pouco mais sobre esses e outros benefícios de incluir a corrida na rotina!
1. Melhora da saúde cardiovascular
A corrida é um exercício cardiovascular eficaz que aumenta a frequência cardíaca, fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea. Essa melhora na saúde cardiovascular reduz o risco de doenças cardíacas.
2. Controle de peso eficiente
Correr queima calorias de maneira significativa, sendo uma ferramenta eficaz para o emagrecimento e controle da gordura corporal . A combinação de corrida com uma dieta equilibrada promove um peso saudável.
“O treino de corrida ajuda na diminuição do percentual de gordura, o que para o aluno que almeja hipertrofia muscular é bastante benéfico, pois ele terá uma definição melhor […]”, explica Rick Soares Vieira, professor especialista em exercícios físicos aplicados à reabilitação cardíaca e a grupos especiais.
3. Fortalecimento muscular global
A corrida envolve vários grupos musculares, incluindo pernas, abdômen e glúteos. Esse engajamento constante fortalece os músculos, contribuindo para uma maior resistência e reduzindo o risco de lesões .
“Ao desenvolver músculos fortes e bem treinados, você aprimora o controle motor, permitindo movimentos mais precisos e coordenados. Esse controle é fundamental para atividades que exigem equilíbrio e coordenação, contribuindo para uma mobilidade eficaz no dia a dia”, acrescenta o Dr. David Gusmão, ortopedista e especialista em quadril.
4. Liberação de endorfinas e redução do estresse
A atividade física, como a corrida, estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar. Isso reduz os níveis de estresse, ansiedade e melhora o humor.
5. Aumento da resistência
Correr regularmente aumenta a capacidade aeróbica e anaeróbica, resultando em uma melhora significativa na resistência física. Isso se traduz em uma capacidade maior de realizar atividades físicas por períodos mais longos e intensos.
6. Melhora da qualidade do sono
A corrida regula e promove um sono mais profundo e reparador. Essa qualidade aprimorada contribui para um maior nível de energia e alerta durante o dia. “É durante o sono que o cérebro consolida a memória de acontecimentos recentes e importantes. Quando dormimos bem, temos maior capacidade de raciocínio, agilidade e interpretação”, acrescenta o cardiologista Dr. Carlos Portella.
7. Impulsiona a autoestima e a confiança
Estabelecer metas de corrida e alcançá-las, como aumentar a distância ou melhorar o tempo, proporciona uma sensação de realização pessoal. Isso fortalece a autoestima e a confiança em si.
8. Oportunidade de socialização
Participar de corridas em grupo ou clubes de corrida não apenas adiciona um elemento social à atividade, mas também oferece uma rede de apoio e motivação. A conexão com outros corredores cria um ambiente positivo e encorajador.