O outono começou em março e termina em junho. Como antecede o inverno, a temperatura e a umidade tendem a diminuir e isso pode predispor resfriados, gripes e alergias. Para ajudar o organismo a minimizar esses impactos, fortalecer a imunidade é fundamental. Uma excelente maneira de fazer isso é aumentando o consumo de frutas, legumes e verduras.
Podemos dar aquela força à saúde aumentando o consumo, por exemplo, de alguns alimentos ricos em nutrientes chaves, como vitamina A e C, zinco e ferro, que estão entre os principais fortalecedores do sistema imunológico e são facilmente encontrados no outono, e tendem a custar mais barato.
Pensando nisso, o Eduardo Petrelli, especialista em varejo alimentar e CEO do mercado Diferente ( startup de alimentos orgânicos) explica a importância dos alimentos sazonais. Confira!
O que são alimentos sazonais?
Alimentos da estação ou sazonais são cultivados e colhidos naturalmente na época do ano mais favorável para o cultivo, respeitando suas condições específicas, crescimento, necessidades de clima, condições do solo, luz solar, temperatura e regime de chuvas. Ou seja, são alimentos colhidos no seu tempo certo.
Os vegetais dividem-se em espécies que se adaptam de maneiras diferentes ao clima de cada estação e até mesmo ao local em que são cultivadas. E é assim que a natureza determina os alimentos que serão produzidos no inverno, no verão, outono e primavera.
Por que os alimentos sazonais são mais nutritivos?
Por seguirem o ciclo da natureza e se desenvolverem conforme as condições climáticas naturais e ideais, os alimentos sazonais captam mais nutrientes do solo e desenvolvem melhor suas defesas naturais contra insetos e patógenos, o que os deixam com suas cores mais intensas e vibrantes e, consequentemente, mais nutritivos. Assim, estão no auge do seu frescor, sabor e textura, e contam com um maior teor de nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos.
Frutas e vegetais típicos do outono
A seguir, conheça 9 frutas e vegetais típicos do outono!
1. Caqui
Uma fruta muito presente no outono, o caqui é fonte de vitamina A e C e antioxidantes como betacaroteno. É uma ótima opção de sobremesa ou para os lanches intermediários.
2. Abacate
O abacate é rico em fibras, fonte de vitaminas A, C e K, ácido fólico e minerais, como fósforo, magnésio, zinco e potássio. Além disso, é uma ótima fonte de gorduras saudáveis que ajudam no controle do colesterol total.
3. Goiaba
A goiaba é rica em fibras, antioxidantes e vitamina C. É uma boa opção para os lanches intermediários.
4. Limão e laranja
Excelentes fontes de vitamina C, o limão e a laranja são essenciais para o fortalecimento da imunidade, além de contribuir com a absorção de ferro e com a saúde da pele.
5. Abóbora
Rica em fibras, vitamina A e antioxidantes , como o betacaroteno, que atuam no fortalecimento da imunidade e na saúde dos olhos. Uma sopa de abóbora ou em pedaços assada com alecrim são opções para deixar as noites frescas do outono mais aconchegantes.
6. Chuchu e repolho
Ricos em fibras, o chuchu e o repolho favorecem a saúde intestinal, contribuindo para uma microbiota mais saudável e fortalecimento do sistema imune. Assados e temperados com sal, pimenta e cúrcuma, ficam bastante saborosos.
7. Brócolis e rúcula
Uma dupla para lá de nutritiva, o brócolis e a rúcula são fonte de cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas C e A e antioxidantes, que não podem faltar no dia a dia. Tente incluí-los em duas refeições principais.
8. Mamão
O mamão é rico em vitamina A e C, antioxidantes e fibras. Ele contribui para o fortalecimento do sistema imune, atua na saúde intestinal e no aumento da sensação de saciedade.
9. Maracujá
Rico em vitamina A e C e antioxidantes, o maracujá ajuda a fortalecer o sistema imune e melhora a saúde ocular. Pode ser uma boa opção para shakes matinais ou suco para acompanhar as refeições.
Por Renato Caliman