Com a chegada da Semana Santa no Brasil, o azeite se torna um dos produtos mais procurados nas prateleiras dos supermercados. Reprodução: Flipar
Nos últimos meses, porém, os brasileiros têm sofrido com o preço do item que faz sucesso nessa época do ano. Reprodução: Flipar
Assim como em outras commodities, os preços do azeite são determinados pelo mercado internacional, onde a Europa representa 75% da produção mundial.  Reprodução: Flipar
Devido à redução na produção de azeite em países como Espanha, Portugal e Grécia por conta de secas severas, o preço do produto aumentou em cerca de 40%.  Reprodução: Flipar
Durante a Páscoa, os preços dos azeites já ficam mais altos naturalmente. Por conta disso, o Procon recomenda pesquisar antes de comprar. Reprodução: Flipar
Embora o Brasil tenha produtores de azeite reconhecidos mundialmente, a produção nacional não é suficiente para atender à demanda interna, resultando na importação de grande parte do produto. Reprodução: Flipar
O encarecimento do azeite já virou até meme na internet. Nas redes sociais, tem gente brincando sobre parcelar ou financiar um vidro de 500 ml de azeite extra virgem. Reprodução: Flipar
Um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado Horus revelou que o preço médio de produtos de 500 ml de azeite virgem aumentou cerca de R$ 13 em um ano, passando de R$ 27 para R$ 40.  Reprodução: Flipar
Curitiba é a capital com o preço mais alto do Brasil, onde uma garrafa custa em média mais de R$ 50. Logo atrás vêm Belo Horizonte e São Paulo.




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O preço exorbitante do azeite não é exatamente algo novo no Brasil. O valor do produto alcançou o maior patamar dos últimos sete anos em dezembro de 2023. Reprodução: Flipar
Antes disso, a safra global de azeite em 2022 foi a pior da história, com uma queda de 26% em comparação com a média histórica.  Reprodução: Flipar
“As secas fortes, a falta de chuvas e temperaturas médias maiores direcionam a agricultura para um cenário incerto”, disse Leonardo Johnson Scandola, vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), em entrevista à revista Exame. Reprodução: Flipar
A produção de azeite está enfrentando outro problema com a bactéria Xylella, que ataca as oliveiras e faz as árvores secarem. Reprodução: Flipar
Além disso, há os custos industriais, de energia e de embalagens que estão contribuindo para o aumento dos custos. Reprodução: Flipar
Sendo um dos maiores mercados consumidores de azeite do mundo, o Brasil está chamando a atenção de empresas estrangeiras que querem conquistar uma parte desse mercado.  Reprodução: Flipar
No mundo, a Grécia é a campeã absoluta de consumo de azeite, com 22 litros anuais por pessoa. Reprodução: Flipar
Outros países como Portugal, Espanha, Itália e Tunísia também são alguns dos que mais consomem azeite. Reprodução: Flipar
A diversidade de azeites é vasta, com sabores e aromas que variam de acordo com a variedade da azeitona, o método de extração e o tempo de maturação. Reprodução: Flipar
Entre os tipos mais famosos estão o Extra Virgem (extraído a frio e sem produtos químicos) e o Virgem (com sabor frutado e acidez moderada). Reprodução: Flipar
Com a chegada da Semana Santa no Brasil, o azeite se torna um dos produtos mais procurados nas prateleiras dos supermercados. Reprodução: Flipar

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