Saiba como funciona a ave segura para a alimentação

Confira todos os processos que certificam uma ave segura para o consumo da população

Segurança do alimento

Os processos para o consumo de aves de maneira segura são extremamente cautelosos para assegurar a saúde da população brasileira.

Reprodução / Pexels

Serviços Veterinários Oficiais

O primeiro passo para uma ave saudável é assegurar que os animais sejam criados em condições ideais e controlar as possíveis doenças do rebanho avícola. E o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está na linha de frente das inspeções para manter a segurança do alimento nas grandes produções.

Divulgação

Verificação dos abatedouros

As tarefas de inspeção feitas pelo Mapa abrangem a verificação das condições sanitárias adequadas nas instalações de produção, o monitoramento do bem-estar das aves, a identificação e o controle das doenças animais, rastreabilidade dos produtos e a análise dos resíduos de medicamentos veterinários.

Divulgação

Confiança do consumidor

Estes processos têm como objetivo assegurar a produção de aves saudáveis, seguras e que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para que os consumidores possam confiar no que estão levando às suas casas.

Reprodução / Freepik

Verificação nas etapas finais

Além disso, o Mapa ainda realiza a coleta de amostras em casos de suspeitas para assegurar que os produtos finais atendam aos requisitos estabelecidos antes de serem disponibilizados para distribuição.

Divulgação

Confiança

Todos estes requisitos são importantes para que o consumidor possa ter maior confiabilidade no que ele leva para sua casa. Por isso, sempre opte por aves que sejam inspecionadas pelo seu bem-estar e saúde.

Reprodução / Freepik

Para mais informações

Acesse a página Alimento Seguro do Mapa e saiba mais sobre a comida que vai para sua mesa!

Reprodução / Freepik

Veja mais Top Stories