“Mais vale prevenir do que remediar”. Apesar de todos os avanços já alcançados no tratamento do câncer, ninguém discorda de que o ditado continua verdadeiro.

Leia também: saiba todos os detalhes da 2ª  edição da Icesp Run – corrida pela saúde que acontece no dia 21/05 em São Paulo

 Felizmente, há muito o que fazer para evitar o câncer ou, pelo menos, diagnosticá-lo precocemente, a tempo de impedir danos irreparáveis.

No entanto, as mudanças nos hábitos que poderiam evitá-las têm se revelado um enorme desafio. Por isso, o ideal é adotar um estilo de vida saudável o mais cedo possível, com cuidados ainda na infância, para sermos mais eficientes na prevenção do câncer. 

Alimentação

Inúmeros estudos populacionais mostram a importância dos hábitos alimentares no desenvolvimento do câncer. E, como os hábitos alimentares são adquiridos em casa, ainda na infância, devemos olhar para isso como um investimento no futuro.

O paladar das crianças costuma se formar nos primeiros anos de vida, daí a importância de se oferecer uma dieta variada.

A ciência já confirmou os benefícios de um cardápio rico em folhas, legumes e frutas (várias porções ao dia), azeites, grãos, castanhas e peixes. Sabemos também da importância de limitar a ingestão de açúcar e de alimentos enlatados e defumados, dando preferência a pães e massas feitos com farinha integral.

A limpeza e a boa preservação dos alimentos são fundamentais para assegurar seus benefícios. Lavar as folhas, legumes e frutas em água corrente é essencial.

Vale lembrar que a melhor preservação dos alimentos, com o uso disseminado dos refrigeradores, foi responsável, por exemplo, por uma enorme redução na incidência do câncer de estômago ao longo do século passado.

Cuidados com o sol

Tomar sol é um hábito bastante saudável. Todos sabem de sua importância para o desenvolvimento ósseo e de sua contribuição para o bem-estar físico e mental. Entretanto, está também cada vez mais claro que a exposição acumulada aos raios de sol representa um risco para o desenvolvimento dos diferentes tipos de câncer de pele.

Para evitar os prejuízos causados pelos raios UV sobre a pele, recomenda-se o uso de protetor solar em toda exposição à luz do sol. Se a exposição ocorrer após as 10 horas e antes das 16 horas, períodos em que a quantidade desses raios está aumentada, deve-se proteger a pele de forma mais completa, com chapéus e camisetas.

Leia também: "É uma mensagem de esperança", diz médico que cantou para menina com câncer

Crianças de pele clara são mais sensíveis à ação dos raios UV e deve-se lembrar de retocar o protetor solar mais vezes
shutterstock/Reprodução
Crianças de pele clara são mais sensíveis à ação dos raios UV e deve-se lembrar de retocar o protetor solar mais vezes


Vacinação

O vírus da hepatite B favorece o desenvolvimento do hepatocarcinoma (câncer de fígado), enquanto o vírus do papiloma humano (HPV) está associado a alguns tipos de câncer, entre eles o do colo uterino. A boa notícia é que existem vacinas capazes de evitar a infecção por estes dois agentes.

Por isso, é fundamental seguir rigorosamente o calendário de vacinação, conforme proposto pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Ministério da Saúde (MS).

A vacina contra a hepatite B começa a ser administrada próximo ao nascimento, e é repetida várias vezes durante a infância.

O MS recomenda a vacinação contra o HPV entre 9 e 13 anos de idade, mas isso não significa que ela não possa ser administrada mais tardiamente, para jovens e adultos de qualquer idade.

As duas vacinas devem ser aplicadas em meninos e meninas.

 A vacinação é capaz de evitar vários tipos de câncer
Shutterstock/Divulgação
A vacinação é capaz de evitar vários tipos de câncer


Exercícios

O mundo enfrenta uma epidemia de obesidade e sedentarismo. Algo difícil de imaginar pouco tempo atrás. O problema maior é que essa situação já começa a afetar crianças e adolescentes, com consequências a longo prazo.

Estudos populacionais brasileiros apontam que mais de 1/3 de nossas crianças encontra-se em sobrepeso ou obesa.

Além de rever a alimentação, é fundamental que tenham tempo e busquem espaço para brincar, correr, jogar e, ainda mais importante, se divertir.

Exercícios físicos são muito importantes para o crescimento, o desenvolvimento neuromuscular, a formação óssea, o controle metabólico, a preservação da autoestima e, por fim, para evitar o câncer.

O exercício físico é importante também para evitar o desenvolvimento do câncer
shutterstock/Reprodução
O exercício físico é importante também para evitar o desenvolvimento do câncer


Fumo

O fumo é um dos principais fatores de risco conhecido para o desenvolvimento do câncer e responde pela grande maioria dos casos de câncer de pulmão, cabeça e pescoço, esôfago e bexiga, entre outros.

Pessoas que convivem com fumantes têm risco aumentado para desenvolver uma série de doenças, entre elas o câncer de pulmão. Sendo assim, o ambiente de uma criança deve estar sempre livre de fumaça de cigarro.

Sabemos também que uma boa parte das pessoas começa a fumar durante a adolescência. Como o risco de desenvolver o câncer aumenta conforme cresce o número de cigarros consumidos (consumo diário e tempo de tabagismo), começar a fumar cedo é motivo de grande preocupação.

É importante destacar que não existe uma quantidade segura de cigarros que uma pessoa poderia fumar sem precisar se preocupar com o câncer.

Leia também: Câncer raro mata nove pessoas com proteses de silicone

 Dr. Claudio Ferrari 

Oncologista Clínico

Assessor de Diretoria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Secretário de Comunicação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

A corrida

A corrida e caminhada ICESP RUN 2017 será realizada no dia 21 de Maio de 2017. A largada da prova acontece às 7h na Praça Charles Miller, localizada na frente do Estádio Paulo Machado de Carvalho- Pacaembu-na cidade de São Paulo com qualquer condição climática.

Poderão participar da prova atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos. A corrida é uma iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Clique aqui e saiba tudo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!