Acreditando sofrer de uma forma severa de rinite, a chinesa de 57 anos descobriu ter um dente dentro do nariz
Reprodução/AsiaWire
Acreditando sofrer de uma forma severa de rinite, a chinesa de 57 anos descobriu ter um dente dentro do nariz


Identificada pelo sobrenome Xia, a chinesa de 57 anos viveu décadas com um constante e inexplicável sangramento nasal. Durante todo esse tempo, ela acreditou sofrer de um caso severo de rinite. Porém, alguns exames recentes revelaram o que nenhum outro médico conseguiu explicar: a causa para o sangramento da mulher era um dente, que nasceu dentro de seu nariz.  

Leia também: Mulheres têm mais chances de morrer um ano após ataque cardíaco, aponta estudo

A mulher foi atendida no Hospital Hunan Provincial People, na cidade chinesa de Changsha, por uma equipe de médicos que, no início, não identificaram o objeto como um dente . Em entrevista ao Daily Mail , o otorrinolaringologista Zhou Jianpo explicou que os exames demonstraram uma sombra de alta densidade na cavidade nasal da paciente. “Nós pensamos que aquilo era um objeto estranho ou algum tipo de pedra”, detalhou.

Após levarem a chinesa para a sala de cirurgia, os especialistas ficaram chocados ao descobrirem que o motivo para o sangramentos era uma pequena formação dentária completa, com direito à raiz e à coroa.

Desde então, Xia revelou não sofrer mais com os sintomas e estar "muito aliviada" com o fim dos sangramentos nasais.

Leia também: Veja o que pode significar ter obstrução urológica, complicação que afetou Temer

Entenda a hiperdontia

De acordo com Jianpo, a condição chamada hiperdontia, que consiste no nascimento de dentes extras, acomete cerca de 4% da população mundial. Eles aparecem em lugares inusitados e não são raros, porém, são poucos os casos registrados de nascimento dentro do nariz, como aconteceu com a chinesa.

Segundo informações do Daily Mail , cerca de um terço dos casos de mesiodens (um tipo comum de dentes extras encontrados nas proximidades dos incisivos) se desenvolvem sob as gengivas e migram para a região do nariz. Assim, podem levar a sintomas como dores de cabeça, sangramentos nasais, deformidades externas no nariz, narinas congestionadas e muco com odor desagradável.

Leia também: Casos de poliomielite diminuem, mas Brasil ainda sofre com síndrome pós-pólio

Ainda não foi descoberta a causa para tal condição, porém, estudos acreditam que os motivos para o nascimento de um dente dentro do nariz podem incluir trauma, infecções, malformações anatômicas e fatores genéticos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!