Cobertura da vacina contra febre amarela está abaixo do esperado, que é de 95%, na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro
Rovena Rosa/Agência Brasil
Cobertura da vacina contra febre amarela está abaixo do esperado, que é de 95%, na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro

Desde o dia 1º de julho de 2017 até 10 de abril, o Ministério da Saúde contabilizou 331 mortes por febre amarela. Até o momento, foram 1.127 casos da doença confirmados, com 1.119 casos ainda sendo investigados.

Leia também: Zona Sul de São Paulo registra primeiro caso autóctone de febre amarela

Em comparação com o mesmo período do ano passado, foram 712 casos da doença e 228 óbitos registrados por conta da febre amarela . O que significa um aumento de 58% na incidência da infecção.

Em resposta a essa alta, o Ministério ressalta que “o vírus hoje circula em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 35,6 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina . Na sazonalidade passada, por exemplo, o surto atingiu uma população de 11,2 milhões de pessoas”.

Para proteger a população, a pasta reforça que a única maneira de garantir a segurança de todos é por meio da vacina. Postos de vacinação estão à disposição para garantir a imunização nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Entre os estados com maior número de casos, Minas Gerais segue em primeiro lugar, com 480 confirmações da condição. Logo depois vem São Paulo, com 453 casos e, em seguida, Rio de Janeiro com 187 casos.

Você viu?

Leia também: Pesquisa detecta febre amarela em outro tipo de mosquito em Minas Gerais

Campanha de vacinação

Segundo o boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (11), que traz as informações enviadas pelos gestores locais, os três estados ainda estão com a cobertura bem abaixo da meta, que é 95%.

A cobertura da campanha em curso no Rio de Janeiro está com 40,9%, a Bahia está com 55% e São Paulo com 52,4% da população-alvo vacinada. A vacina está disponível nos postos de saúde. O período de alta da doença segue até maio. Ao todo, a campanha nesses estados busca imunizar 23,8 milhões de pessoas.

As informações competem às 77 cidades que fizeram parte da campanha com estratégia de fracionamento e a ampliação para mais 52 municípios de São Paulo. Esses municípios devem continuar vacinando a população com a dose fracionada, que garante a mesma proteção da dose padrão, e ampliar a cobertura vacinal para prevenir novos casos da febre amarela no país, conforme informou o governo.

A expectativa é que, até 2019, todo o território brasileiro seja considerado área de recomendação para vacinação. A ampliação foi anunciada pelo Ministério da Saúde em março deste ano e deverá acontecer gradualmente até abril do ano que vem.

A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a  febre amarela  para toda população, em caso de um aumento na área de circulação do vírus. Atualmente, alguns estados do Nordeste e parte do Sul e Sudeste não fazem parte das áreas de recomendação de vacina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!