A empresa farmacêutica americana Moderna publicou resultados promissores da fase 1 de testes da vacina mRNA-1273 contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Todos os pacientes que receberam a vacina demonstraram resposta imune contra a infecção do vírus sem sofrer qualquer efeito colateral.
Após a realização de avaliações de segurança, 45 adultos saudáveis com idades entre 18 e 55 anos receberam duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias. Os pacientes que receberam maior dose da vacina na primeira aplicação desenvolveram mais anticorpos contra o Sars-CoV-2.
Depois da segunda dose, todos os participantes do teste desenvolveram respostas neutralizadoras, mas 21% dos pacientes alegaram sintomas colaterais leves, como fadiga, calafrios, dores de cabeça e dores na região de aplicação da agulha.
Novos testes serão conduzidos para comprovar sua eficácia a partir da próxima semana. Assim como os protótipos de vacinas Sinovac e AstraZeneca, a Moderna já iniciou a produção da vacina, para encurtar o processo de distribuição e aumentar o estoque.
Confira os resultados oficiais na íntegra