Sete remédios para diabetes que são oferecidos na Farmácia Popular
Reprodução/Flickr
Sete remédios para diabetes que são oferecidos na Farmácia Popular


O Farmácia Popular oferece gratuitamente medicamentos para o tratamento do diabetes, incluindo insulinas, antidiabéticos orais e outros insumos essenciais. Esses remédios oferecidos no programa significam acesso e mais benefícios para a população, especialmente para aqueles que não possuem plano de saúde ou condições financeiras para arcar com os custos do tratamento.

O Brasil possui cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes e, desse total, estima-se que 70% dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, fazem o acompanhamento médico e recebem os insumos e remédios pelo sistema público de saúde. 


O programa Farmácia Popular tem um papel fundamental no acesso aos medicamentos básicos para tratar a doença, que são oferecidos gratuitamente ou em que a maior parte do valor é subsidiada pelo governo e o restante pelo paciente. Em 2024, esse programa ganhará mais investimentos e, com isso, ampliará seus benefícios pelo Brasil.

Para ter acesso aos medicamentos gratuitos , os beneficiários precisam apenas se dirigir a uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. Para pessoas com diabetes são oferecidos gratuitamente os medicamentos:

• Cloridrato de metformina 500mg

• Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada

• Cloridrato de metformina 850mg 

• Glibenclamida 5mg

• Insulina humana regular 100ui/ml 

• Insulina humana 100ui/ml

Além disso, outro medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2 e doença cardiovascular é oferecido com o pagamento de coparticipação dos pacientes, ou seja, a maior parte do valor é subsidiada pelo Governo Federal e uma parte pelo paciente, o remédio em questão é:

• Dapaglifozina 10mg

O programa Farmácia Popular também oferece medicamentos para colesterol e hipertensão, problemas que podem ter relação com o diabetes. Ao todo, o programa disponibiliza mais de 40 remédios para tratar doenças crônicas. No portal Um Diabético ( www.umdiabetico.com.br ) você encontra a lista completa desses medicamentos oferecidos no programa.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!