Todo o território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela
Moisés Silva
Todo o território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela

Já são 342 mortes por febre amarela no Brasil em quase dez meses. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde, que contabiliza os registros da doença desde o dia 1º de julho de 2017 até 17 de abril deste ano.

Leia também: Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira

Ao todo, 1.157 casos de febre amarela foram notificados à pasta. O número é 41,9% maior do que os registros do mesmo período do ano passado, quando 733 casos haviam sido contabilizados. A quantidade de mortes também subiu, tendo em vista que em julho de 2016 a abril de 2017 foram registrados 241 óbitos.

São Paulo é o estado com maior parte dos casos, com 2.558 registros, seguido de Minas Gerais, com 1.444, Rio de Janeiro, 453, e Paraná, 110. Quanto aos óbitos, praticamente todos estão concentrados em Minas Gerais, com 156 mortes, São Paulo, 120, e Rio de Janeiro,64. Uma morte também ocorreu no Distrito Federal e outra no Espírito Santo.

Para o Ministério da Saúde, o maior problema enfrentado neste ano em relação à doença não é apenas em relação ao crescimento de casos, mas ao fato do vírus estar circulando em regiões metropolitanas com maior contingente populacional, o que pode gerar mais infecções, inclusive em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina.

Leia também: Zona Sul de São Paulo registra primeiro caso autóctone de febre amarela

Você viu?

Sintomas e prevenção

A febre amarela é uma doença viral que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre. Os sintomas duram em média três dias. Em alguns pacientes, o vírus da febre amarela ataca o fígado. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que em torno de 30% das pessoas que contraem a doença podem morrer, se não forem diagnosticadas precocemente.

Caso tenha tais sintomas, a recomendação é a de que o paciente busque imediatamente atendimento adequado nas unidades de saúde. Já a prevenção ocorre principalmente por meio da vacinação.

Desde o fim de março, o Ministério da Saúde ampliou para todo o território nacional a recomendação para a vacina contra febre amarela.

Leia também: Ministério da Saúde amplia vacina contra febre amarela para todo o Brasil

*Com informações da Agência Brasil


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!