João Doria
Reprodução/Instagram
João Doria


Aconteceu nesta quarta-feira (16) mais uma coletiva com o governador do estado de São Paulo, João Doria. Doria anunciou que o pré-cadastro para testes da ButanVac, vacina brasileria produzida pelo Instituto Butantan, já está disponível. Os voluntários devem ter mais de 18 anos.

"O Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan abrem o pré-cadastro para os voluntários do teste da ButanVac", disse Doria. Foi lançado nesta quarta o programa com as orientações para pessoas, acima de 18 anos, que queiram participar dos testes da ButanVac, a nova vacina que será produzida pelo Butantan.

Os interessados devem acessar a  página do IB onde constam todas as informações e onde é feito o preenchimento do formulário.

"Os ensaios clínicos da fase 1 serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade da USP de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Desta fase, participarão 418 voluntário selecionados acima de 18 anos. Não é preciso ser médico e nem enfermeiro", disse Doria.

O governador também informou que já tem 8 milhões de doses produzidas e estocadas no Butantan. Até o final de outubro, segundo Doria, serão 40 milhões de doses prontas para o uso. 

A ButanVac

"A ButanVac é um desenvolvimento de um consórcio internacional, o Butantan é o maior produtor deste consórcio e é a vacina versão 2.0. Uma evolução em relação à primeira geração de vacinas, não só do ponto de vista da resposta imune, como também da plataforma produtiva. Ela é feita na mesma plataforma produtiva que a vacina da gripe, o que tem enormes vantagens", disse Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

Dimas afirmou que a vacina poderá estar disponível em grande quantidade para o mundo e tem um custo muito menor do que as vacinas disponíveis atualmente. 

Você viu?



Situação da pandemia em São Paulo

Atualmente, são mais de 3,5 milhões de casos e quase 120 mil mortes pela Covid-19. As taxas de ocupação da UTI, na cidade de São Paulo, está em 79% e, no estado, em 82%.

"Importante lembrar que estes índices das Unidades de Terapia Intensiva vêm se mantendo em decréscimo nos últimos sete dias", disse o secretário da Saúde de São paulo, Jean Gorinchteyn.

"Nós temo hoje, nas nossas UTIs, 11.013 pacientes internados. Isso é importante porque comparativamente a 1º de junho, que tínhamos 10.892 pacientes, nós acrescemos apenas 28 pacientes nos últimos 15 dias. Isso é um excelente resultado e mostra o quanto, apesar de patamares elevados, estamos tendo respostas significativas. E esse é o resultado, sim, da vacinação ampla e progressiva!", disse Gorinchteyn.


Doses aplicadas

Na coletiva, Doria comemorou que, na manhã desta quarta, o estado de São Paulo chegou à marca de 20 milhões de doses aplicadas. "É o estado que mais vacina no Brasil em números absolutos", disse o governador.

Em encontro excepcional no último domingo (16), Doria já havia anunciado uma antecipação de 30 dias no calendário de vacinação.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!