Todos os estabelecimentos que promovem festas e bailes na cidade de São Paulo, como clubes e casas noturnas, agora são obrigados a exigir apresentação do passaporte da vacina para entrada do público. O comprovante deve registrar o mínimo de duas doses contra o coronavírus, conforme indica a regra que entrou em vigor nesta sexta-feira (7).
“Tínhamos um protocolo inicial que apontava que eventos com mais de 500 pessoas deveriam exigir o passaporte. Estamos fazendo essa alteração em função do quadro epidemiológico que a cidade vive hoje”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
A gestão explica que a medida se faz necessária por conta da situação da pandemia, que registra aumento do número de casos de Covid-19
em meio à disseminação da variante ômicron. Desse modo, a exigência visa reduzir os riscos de transmissão do vírus durante o carnaval, quando diversas festas serão realizadas.
Leia Também
O Passaporte da Vacina, disponibilizado no aplicativo e-saúdeSP, está disponível para todos os sistemas operacionais de celulares. Assim, tanto aparelhos IOS quanto Android dão acesso a essa função na plataforma.
No app, é possível verificar se a pessoa já tomou a primeira dose, se completou o esquema vacinal ou recebeu dose única do imunizante contra a Covid-19. Também é possível ver as datas de aplicação das doses, o nome completo, CPF, data de nascimento e um QR Code para que os estabelecimentos confiram os dados.
Como acessar o passaporte
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular e digite no campo de busca: e-saúdeSP;
- Baixe o aplicativo, aceite os termos de uso e faça um cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha;
- Após realizar o login, é possível acessar o Passaporte da Vacina, que está localizado no ícone laranja no canto inferior direito do menu principal.