Muitas pessoas não encaram o câncer como uma doença capaz de ser prevenida. É certo que alguns tipos são mais difíceis de serem evitados, mas a adoção de hábitos mais saudáveis ajuda a impedir que o corpo adoeça.
Leia também: Garotinha que perdeu um olho na luta contra o câncer ganha pelúcia igual a ela
Por isso, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) lançou nesta sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, vídeos educativos sobre como um estilo de vida mais sadio pode ter relação à prevenção do cânce r.
Entre as os temas estão alimentação saudável , atividade física e controle do peso e a relação desses fatores com o câncer. O trabalho é o resultado de uma parceria com a Associação Pró-Vita, dedicada à arrecadação de recursos para apoiar hospitais que fazem transplante de medula óssea.
Os vídeos já estão disponíveis no canal do Inca no YouTube e podem ser compartilhados nas redes sociais.
A nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do Inca, Luciana Grucci Maya reconhece a importância desse tipo de informação, porque, segundo ela, de uma forma geral, a população não reconhece que o câncer, em alguns casos, é uma doença prevenível por meio da alimentação, da prática de atividade física e da manutenção do peso corporal adequado.
Leia também: "É uma mensagem de esperança", diz médico que cantou para menina com câncer
Alimentação saudável
Para Luciana, não existe alimento milagroso capaz de prevenir o câncer. Mas é importante que as pessoas procurem por uma alimentação balanceada, que pode ser traduzida por alimentos in natura, minimamente processados.
A nutricionista também orienta resgatar o hábito de cozinhar os alimentos e preparar as refeições em casa, priorizar alimentos regionais, de cada época e, principalmente e diminuir o consumo de produtos ultraprocessados - aqueles prontos para aquecer e comer.
“Você pode comer uma lasanha, mas vamos prepará-la em casa, incrementando com alguma verdura”, sugeriu ela.
O coordenador da Associação Pró-Vita, Artur Santos, destacou que o tema alimentação saudável é muito importante. “As escolhas que fazemos na nossa alimentação podem evitar o surgimento de diversos tipos de câncer. Com a produção destes vídeos, a ideia é fomentar mais debate e levar informação de qualidade sobre o tema nutrição”, disse.
De acordo com o Inca, o alerta vale para toda a população e, em especial, para quem tem uma vida sedentária e histórico de câncer na família.
Leia também: Câncer raro mata nove pessoas com proteses de silicone
*Com informações da Agência Brasil