Exame clínico do pescoço: se perceber alguma alteração na região é importante ir ao médico
Getty Images
Exame clínico do pescoço: se perceber alguma alteração na região é importante ir ao médico

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a estimativa é de que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Porém, isso não significa que serão malignos. Cerca de 5% apenas são cancerígenos.

Leia também: Cansaço e insônia podem ser sintomas de problema na tireoide

Por agir na função dos principais órgãos do corpo, como o coração, cérebro, fígado e rins, além de interferir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, ciclo menstruais, fertilidade, peso, memória, concentração, humor e controle emocional, a SBEM alerta para os cuidados com bom funcionamento da tireoide .

Desse modo, a organização começa, a partir de hoje (19) campanhas em vários estados que fazem parte da Semana Internacional da Tireoide. A ideia é informar sobre os problemas de nódulos na glândula, e qual a importância de ter uma atenção voltada para ela.

Ações em todo território nacional

Em Curitiba, os ambulatórios de endocrinologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná contaram com panfletos que esclarecem dúvidas sobre o assunto. Além de uma tenda, que, em parceria com a prefeitura, irá atender a população no centro da cidade. A ação acontecerá no dia 25 deste mês, das 9h às 18h.

Leia também: Problema na tireoide aumenta em 30% risco cardíaco

Em Mato Grosso do Sul, o atendimento será para os pacientes que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas com endocrinologistas. O mutirão será no dia 27, com a supervisão de alunos de medicina das Ligas de Endocrinologia da Universidade Federal do estado e da Universidade Anhanguera.

No Rio de Janeiro, as atividades acontecerão neste sábado (20), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo, das 9h às 13h. Para quem estiver interessado, sendo endocrinologistas ou não, é possível fazer a inscrição gratuita pelo site .

São Paulo também fará atividades no Bauru Shopping, em Bauru, nos dias 20 e 27 de maio, das 13h às 17h. Folders serão distribuídos e duvidas poderão ser esclarecidas. Em São José dos Campos, a Associação Paulista de Medicina também participa da campanha, com palestra, no dia 25. No mesmo dia será realizada palestra na Casa do Médico, aberta ao público, sobre as principais doenças na tireoide. O evento está marcado para as 20h.

Autoexame


*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Os fatores de risco de doença da tireoide

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!