Atletas, corredores amadores, pacientes, profissionais da saúde e crianças coloriram de verde o Complexo Esportivo do Pacaembu no último domingo, 21, na terceira edição da prova Icesp Run, corrida e caminhada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior centro público de tratamento oncológico da América Latina, ligado a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP. No total, mais de 2 mil pessoas participaram do evento, que contou com percursos de cinco e 10 quilômetros.
Leia também: Saiba o que se pode fazer para reduzir a incidência do câncer na nova geração
A prova tem como objetivo exaltar a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção do câncer
, além de reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde desde a infância até a vida adulta.
A proposta é contemplar todos os públicos, desde os mais experientes e preparados àqueles que estão começando a participar de provas de corrida de rua. As crianças, entre quatro e 13 anos, também foram lembradas e se divertiram em “baterias kids”, também valendo troféu e medalhas.
“Realizar exercícios com frequência contribui com o aumento da imunidade, na redução da inflamação corporal e na melhora da composição corpórea, além de aumentar a autoestima, melhorar o sono e promover a sensação de bem-estar”, comenta o diretor geral do Instituto, o oncologista Paulo Hoff.
Além da prevenção, a atividade física também é importante na recuperação e reabilitação dos pacientes, pois tem um impacto positivo sobre corpo e mente.
A educadora física e Coach da Nike+ Run Club, em São Paulo, Milena Preter, foi uma das convidadas especiais dessa edição, levando para casa o troféu de segundo lugar no percurso de 10 quilômetros. “O resultado na prova do último domingo só foi possível porque eu acreditei, me empenhei e fui até o fim, sabendo dos meus limites e até aonde eu poderia ir. Não corri com esse objetivo e sim por uma causa. Talvez seja por isso que eu me senti tão bem e disposta para ter um bom resultado”.
Leia também: Câncer e hereditariedade: 10% dos casos estão relacionados a herança genética
Toda a verba arrecadada com as inscrições da corrida e caminhada Icesp Run é integralmente revertida para a promoção de projetos de assistência, pesquisa e humanização, dentro do Instituto do Câncer, contribuindo com milhares de pacientes. A prova acontece todo ano, no mês de maio, e todas as informações ficam disponíveis no site do evento.
“É nosso papel incentivar cada vez mais a adoção de hábitos saudáveis, e a atividade física é uma grande aliada quando se fala em prevenção, uma vez que pode combater a obesidade e auxilia no equilíbrio hormonal, que podem representar fatores de risco para o desenvolvimento de câncer”, destaca Hoff.
Por que praticar atividade física?
A prática de exercícios e esportes traz mais disposição para realizar as tarefas de rotina e ainda aprimora a capacidade cerebral. A atividade física tem impacto positivo sobre nosso corpo e mente, contribuindo com o bom humor e a sensação de bem estar, além de estar diretamente ligado ao aumento da autoestima. Traz, ainda, benefícios cardiovasculares e ajuda a controlar o peso, auxiliando na prevenção do câncer e garantindo mais saúde, em todas as faixas etárias.
Bons motivos para começar a caminhar e correr
- Fique zen
Alivia o estresse, combate a depressão e diminui a ansiedade
-
Alto astral
Gaste um tempo para cuidar de você mesmo e amplie seu círculo de amigos
-
Bons sonhos
Durma melhor com a prática regular da atividade
-
Mais força
Ganhe mais resistência muscular e fortalecimento dos ossos