Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão contar com mais uma facilidade na hora de marcar um exame ou obter alguma informação sobre suas últimas consultas. O ministério da Saúde lançou na última quinta-feira (1º) uma ferramenta digital que funcionará como um novo canal de comunicação entre a pasta e o cidadão.
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O aplicativo e-SAÚDE , que funcionará em smartphones e tablets, foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), e entre as suas principais funções, o programa é capaz de identificar, a partir da localização do usuário, qual melhor local para atendimento, aproximando e simplificando o contato entre os pacientes e as unidades de saúde de todo o país, como farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade.
Para isso, a ferramenta, que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Google, contará com as informações do Google Maps. “Se tornou mais simples para o cidadão descobrir onde deve buscar atendimento na rede pública de saúde, já que agora a informação está na palma da mão", analisa o diretor do Departamento de Informática do SUS, Marcelo Fiadeiro.
Informatizado
O aplicativo também vai oferecer informação online individual e pode acabar com a papelada que muitas vezes acaba complicando ainda mais a vida de pacientes. Basta baixar o app , disponível para Apple iOS e Google Android, e o cidadão poderá acessar dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, e outras informações.
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“A informatização é uma das prioridades dessa gestão. Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Barros também lembrou que o uso da tecnologia evita o desperdício no SUS e permite receber a avaliação do cidadão do serviço utilizado. “Atualmente, 30% das pessoas marcadas para consultas especializadas não comparecem e não dispomos de agilidade para chamar outra pessoa a esta consulta. Além disso, 50% dos exames de análises clínicas não são retirados”, explicou o ministro.
O aplicativo contará ainda com uma opção de denúncia, que será feita por meio da Ouvidoria do SUS 136. Queixas de atendimentos, e outros problemas com agendamento também poderão ser relatados nessa sessão.
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