Campanha de vacinação foi prorrogada para alcançar a meta de atingir o grupo de risco que, neste ano, é de 90%
shutterstock
Campanha de vacinação foi prorrogada para alcançar a meta de atingir o grupo de risco que, neste ano, é de 90%

Inicialmente prevista para terminar no último dia 26 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, termina nesta sexta-feira (9). Logo, quem ainda não se vacinou tem até esta sexta para procurar os postos de saúde e garantir a imunização.

Leia também: Saiba quais vacinas os idosos devem tomar pela rede pública

A campanha de vacinação foi prorrogada com o intuito de alcançar a meta de atingir o grupo de risco que, neste ano, é de 90%. Depois disso, nessa semana, o ministério estendeu a vacinação para toda a população – em determinados estados – pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis.

Segundo o último balanço, divulgado na sexta-feira (2), 76,7% do público-alvo havia sido vacinado, de um total de 54,2 milhões de pessoas.

O ministério lembra que fazem parte do grupo de risco, crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; indígenas; gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.

Vacina para todos

Por conta da baixa circulação do vírus este ano e, consequentemente, a diminuição da procura pela proteção, a sobra de doses foi grande e o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina para toda população, deixando que cada secretaria estadual de saúde tivesse autonomia para definir se irá atender ou não a essa recomendação.

Leia também: Estado de São Paulo pede mais 31 milhões de doses de vacina contra gripe

“Ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, afirmou em nota o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Vacina da gripe

A vacina disponibilizada nos postos de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

De acordo com o ministério, é fundamental que as pessoas se vacinem neste período de campanha de vacinação para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. Após a vacina contra a gripe, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção.

Leia também: Campanha de vacina contra a gripe é estendida para fora do público-alvo; entenda

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!