Quantas vezes você precisou fazer algum exame laboratorial para conseguir receber o diagnóstico adequado? Estima-se que 70% das decisões médicas são baseadas nos resultados desses exames, que geralmente exigem que o paciente se desloque a um laboratório e volteao  consultório, muitas vezes, dias depois. Mas, uma nova tecnologia está prestes a mudar essa realidade.

Leia também: Tecnologia e tempo: entenda como é feito o novo tratamento de AVC

Desenvolvido por uma startup curitibana, a Hi Technologies, um equipamento que tem o tamanho de um liquidificador vai ajudar na agilidade dos resultados laboratoriais. O paciente não vai mais precisar sair do lugar para conseguir realizar exames biológicos – aqueles que dependem de sangue, saliva, fezes ou urina. Com o aparelho portátil é possível fazer isso durante a consulta com o médico, e os resultados saem em poucos minutos.

Aparelho é pioneiro por conseguir avaliar resultados de exames biológicos através de um laboratório online
Divulgação/Hilab
Aparelho é pioneiro por conseguir avaliar resultados de exames biológicos através de um laboratório online

“Na verdade, não é um produto, é um serviço. Quando se coloca uma amostra de sangue, por exemplo, o equipamento digitaliza, e especialistas avaliam a substância em tempo real, usando técnicas de inteligência artificial. E em poucos minutos eles informam os resultados aos médicos” explica o CEO da empresa, Marcus Figueredo.

O processo é quase indolor e, com apenas um furo no dedo, o material é armazenado em uma capsula que é inserida no aparelho, o Hilab, que faz uma leitura eletrônica, enviando os dados para análise.

Quem é responsável por essas análises clínicas é a própria startup, que criou um laboratório especializado, com uma equipe de profissionais da área da saúde, para avaliar as amostras que são encaminhadas pelos médicos - que podem estar em qualquer lugar do Brasil ou do exterior. "Somos o primeiro laboratório online em todo o mundo", ressalta Figueredo.

Entre os exames que são feitos com o uso do aparelho estão os testes de HIV, dos vírus Zika, chikungunya e dengue, tipos de hepatite, testes de gravidez, colesterol total, HDL, hemoglobina glicada, vitamina D, glicemia e outros.

No caso das análises de sangue, com apenas uma gota é possível enviar o material ao laboratório online
Shuttersock
No caso das análises de sangue, com apenas uma gota é possível enviar o material ao laboratório online

Leia também: Cientistas brasileiros produzem substância extraída da henna para combater tumor

Saúde democrática

A novidade, segundo o Figueredo, é uma alternativa para ampliar o acesso da população a um sistema de saúde que seja mais justo para todos, de todas as classes sociais. “Quando se tem acesso, as pessoas acabam fazendo vários exames, enquanto quem não tem, não faz nenhum. É uma relação muito desigual”, comenta ele. Para mudar esse conceito, os custos dos exames são oferecidos por um preço abaixo do que é cobrado pelos laboratórios.

Com o serviço, a ideia é que os pacientes sejam submetidos apenas aos exames necessários, gerando economia. “Um exemplo são os casos de suspeita de hepatite B. Atualmente, o modelo que os médicos seguem é de solicitar cinco exames para obter o diagnóstico. A maioria deles vai dar negativo, e eles sabem disso. Porém, todos são solicitados porque o médico não quer que o paciente fique indo e voltando do consultório ao laboratório”, explica Figueredo, garantindo que, com a tecnologia, serão requisitados apenas dois exames nesses casos.

Fase de testes

Sem previsão de chegada oficial ao mercado, o equipamento está em fase de testes mas já está sendo utilizado por grandes redes médicas no país. Apesar de não ter uma data oficializada da comercialização do produto, a fabricante garante que esse processo acontecerá muito em breve.

A ideia é que, com a popularização, o aparelho possa ser utilizado não só no Brasil, como em outros países. Alcançar o Sistema Único de Saúde (SUS) também está nas metas da startup, que já tem muitos planos para o futuro da medicina.

Leia também: IVB desenvolve soro inédito para combater veneno de abelha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!