Quase 30 lentes de contato foram encontradas no olho de uma idosa na Inglaterra
Reprodução/Metro - Rupal Morjaria
Quase 30 lentes de contato foram encontradas no olho de uma idosa na Inglaterra


Os adeptos das lentes de contato sabem: às vezes, é normal usá-las por mais tempo do que o recomendado, cochilar durante o uso ou prolongar a vida desses pequenos aparatos oftalmológicos por alguns dias. Mas, para além dessas práticas erradas, que são desencorajadas pelos especialistas, algumas pessoas parecem se esquecer de todas as recomendações médicas e ultrapassam os limites.

Leia também: Conheça as doenças que afetam os olhos no inverno e saiba como se proteger

Por conta disso, alguns médicos se deparam, de vez em quando, com situações bizarras e perigosas à saúde dos pacientes. Rupal Morjaria, uma oftalmologista britânica, foi um desses médicos em novembro do ano passado. Ao atender uma mulher de 67 anos, que se preparava para uma cirurgia de catarata, ela encontrou 27 lentes de contato grudadas dentro do olho da idosa.

O caso foi registrado em um hospital da cidade de Solihull, na Inglaterra, e chocou os médicos do local. “Nenhum de nós tinha visto algo parecido antes”, Morjaria declarou, em nome da sua equipe, ao site “Optometry Today”. Segundo a especialista, a idosa não percebeu que os objetos estavam faltando, e por mais que sentisse algum desconforto ocular, atribuiu os problemas apenas a sua idade.

A médica Rupal Morjaria ficou impressionada com as lentes de contato e fotografou os objetos
Reprodução/Metro - Rupal Morjaria
A médica Rupal Morjaria ficou impressionada com as lentes de contato e fotografou os objetos


“Ela ficou chocada quando lhe contamos sobre o problema, e todos nós ficamos surpresos ao descobrir que ela não percebeu o que acontecia”, completou. Agora, a cirurgia da britânica foi adiada devido às chances de complicações . Como a situação das lentes criou um ambiente favorável ao desenvolvimento de infecções como a endoftalmite – uma inflamação
intraocular – , a paciente terá que esperar algum tempo para operar a catarata.

Leia também: Polegar de fazendeiro é substituído por dedão do pé após ataque de touro

Cuidados oftalmológicos

Por mais que muitas pessoas não levem o uso de tais aparatos a sério, é importante ficar atento às recomendações médicas, porque esses pequenos objetos, muitas vezes transparentes, podem causar severos problemas de saúde. A mulher britânica, por exemplo, declarou que usa esta alternativa aos óculos há mais de 35 anos, mas nunca se consultou regularmente com oftalmologistas e poderia ter ficado cega .

Henry Leonard, da Associação de Oftalmologistas do Reino Unido, contou ao “Optometry Today” que casos como este ilustram a importância de ter profissionais que acompanhem o uso de lentes de contato para evitar tais problemas. Morjaria ainda salientou que, com a atual facilidade para comprar os aparatos online, as pessoas se acomodam e deixam de visitar um médico especialista para fazer check-ups regularmente.

Leia também: Jovem sofre com queimaduras  e alerta para o de protetor solar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!