undefined
Divulgação

Lote de paracetamol em gotas foi suspenso pela Anvisa e deve ser recolhido em todo o Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recolheu lotes de três medicamentos por problemas na qualidade ou no processo de fabricação das drogas. Entre os três remédios, dois deles contém os populares princípios ativos: paracetamol e amoxilina. A medida foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União.

Leia também: Remédios caríssimos vão para o lixo por falta de controle dos estados

De acordo com a agência, a determinação vale apenas para os produtos e laboratórios citados na resolução. Entre eles está o lote 0130/16 do Paracetamol solução oral 200 mg/mL , produzido pelo laboratório Hipolabor Farmacêutica Ltda.

Ainda segundo a Anvisa, o medicamento, utilizado para a redução da dor e febre em gripes, foi suspenso depois que o Laboratório Central de Saúde do Governo de Santa Catarina identificou um material sólido na solução, que deveria ser totalmente líquida. Mesmo tendo sido classificado como caso de baixo risco, a ação, preventiva, indica a não utilização.

Amoxilina

No caso da droga que tem como principio ativo a amoxilina , usada para tratar infecções nas vias respiratórias, todos os lotes do Amoxil BD (amoxicilina tri-idratada), que está em nome da Glaxosmithkline Brasil nas embalagens de 200mg/5mL Pó suspensão oral X 100ml e 400mg/5ml Pó Suspensão Oral x 100ml estão suspensos.

Sendo assim, o fabricante mudou a forma de fabricação do princípio ativo do medicamento. Com isso, a Anvisa precisará realizar autorização prévia para garantir que a mudança não altere o funcionamento do medicamento no organismo e o tratamento dos pacientes.

Leia também: Sem Rede Própria do Farmácia Popular, governo aplica verba em remédios básicos

Já o lote 15L20A do Sulfametoxazol + Trimetoprima 800 + 160mg, do fabricante Prati Donadduzzi & Cia Ltda, que também  foi suspenso, precisou ser recolhido porque o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificou problemas na análise visual do produto que identifica se a forma, cor, textura e aspecto geral estão de acordo com o padrão do medicamento em questão.

Respostas dos fabricantes

De acordo com a Hipolabor, o lote já foi retirado do mercado e irá apurar se a alteração foi ocasionada por “armazenamento em condições inadequadas”.

A GSK informou que a publicação no Diário Oficial da União revoga a resolução da Anvisa e regulariza a fabricação e comercialização dos lotes do Amoxil.

E tanto a Prati-Donaduzzi quanto a Hipolabor afirmaram que já estão recolhendo os lotes notificados pela Anvisa de Paracetamol solução oral 200 mg/mL e Sulfametoxazol+ Trimetoprima 800 + 160 mg.

Leia também: Droga usada para controlar ansiedade e insônia mata mais que cocaína e heroína

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!