undefined
Reprodução

McKenzie Watson sofre de síndrome nefrótica, ou nefrose, como também é conhecida

Um garoto de apenas cinco anos sofre de uma condição rara que faz sua barriga inchar como a de uma grávida. O caso surpreendeu os médicos, pois além de ser incomum, tem feito o estômago do menino triplicar de tamanho.

Leia também: Pílula que protege contra HIV pode ser usada por jovens, diz estudo

O pequeno McKenzie Watson foi diagnosticado com síndrome nefrótica, um distúrbio renal que faz com que seu organismo excrete proteína em excesso na urina, enchendo seu corpo com líquido, principalmente a região da barriga .

A criança britânica, que mora em South Yorks, no Reino Unido, está passando por quimioterapia para tratar a condição. Sua mãe, Antonia, de 26 anos, disse que a síndrome do filho é tão ruim que a barriga dele parece a sua antes de dar à luz.

"Quando McKenzie tem uma recaída, o abdômen se incha. A primeira vez que aconteceu, nós pensamos que ele tinha aumentado de peso durante o Natal, mas como não parava de aumentar percebemos que havia algo errado. Foi tão assustador, porque sua pele estava tão esticada e ninguém sabia o que estava acontecendo”, contou ela.

undefined
Reprodução

Quando ele tem alguma crise, sua barriga incha muito, esticando sua pele

Antonia e seu marido, Andy, levaram o filho ao hospital, onde foi diagnosticado com a doença, que faz com que os rins vazem grandes quantidades de proteína na urina, o que pode levar a uma série de problemas, incluindo o inchaço dos tecidos do corpo e uma maior chance de detectar infecções.

Cerca de uma em cada 50 mil crianças são diagnosticadas com essa condição a cada ano, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Leia também: Aos 31 anos, mulher é diagnosticada com demência frontotemporal; entenda o que é

Diagnóstico

Mckenzie começou seu ciclo de quimioterapia de oito semanas na tentativa de tratar a condição enfraquecendo seu sistema imune hiperativo. Esse tratamento é usado para mudar a forma como o sistema imunológico da criança se comporta e ataca os rins.

Segundo os pais dele, o garoto chegou a ficar no hospital por 11 dias antes de ser diagnosticado, e depois disso ele foi autorizado a voltar para casa, enquanto eles continuavam aflitos e de olho no filho.

"Desde então, se ele tem alguma dor no estômago, temos de levá-lo direto ao hospital. Nós temos que dar esteróides todos os dias a ele como forma de tratamento”, afirmou a mãe.

Atualmente, o menino está tendo que se submeter a uma dose diária de quimioterapia. Entre as restrições alimentares estão qualquer comida salgada e só lhe é permitido apenas um copo e meio de água por dia.

undefined
Reprodução

Os olhos da criança também ficam inchados quando ele tem alguma recaída

Apesar da condição de Mckenzie estar estável no momento, ele pode inchar rapidamente se a síndrome não for rigorosamente controlada. Desde o início deste ano, ele deu entrada no hospital três vezes.

"Nós agora já sabemos quando ele está prestes a ter uma recaída. Se ele não vai ao banheiro por um longo tempo é possível ver que o corpo todo começa a inchar, principalmente a barriga, por conta da retenção de água. Quando isso acontece e ele fica inchado, a pele acaba esticando muito, o que é agoniante só de ver e para ele também é muito doloroso”, contou o pai.

Leia também: Saiba como manter a rotina de remédios das crianças mesmo na escola

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!