Eczema: estudo feito no Reino Unido estima que 15 milhões de britânicos sofre com a condição
shutterstock
Eczema: estudo feito no Reino Unido estima que 15 milhões de britânicos sofre com a condição

Quem já sofreu ou sofre com eczema sabe como é a dor e a irritação que a inflamação causa. Apesar de não ser contagioso por se tratar de um processo crônico ou agudo de erupção cutânea, ele pode ser caracterizado por manchas avermelhadas, com pequenas bolhas e aparecer em diversas partes do corpo.

Leia também: “Sienna estava sendo comida viva pela infecção", diz mãe de menina com herpes

Durante as crises, o eczema fica aparente, e área onde é atingida acaba se tornando seca, grossa, e até pode apresentar algumas crostas na pele. A coceira é tanta que acaba provocando feridas no corpo e atrapalhando atividades cotidianas, como dormir, estudar ou trabalhar.

Felizmente há alguns tratamentos medicamentosos que ajudam no controle da doença. Para complementar a função dos medicamentos, o Dr. Adam Friedmann, dermatologista britânico, separou algumas orientações simples que podem ajudar a evitar a alergia.

1 - Água quente

Nos meses mais frios do ano, nada melhor do que um banho quente para aquecer o corpo e relaxar. Porém, o contato da pele com a água em alta temperatura pode tornar seu eczema pior.

"No inverno aumentar a temperatura do chuveiro pode ser uma tentação, mas é preciso evitar essa prática”, alertou Friedmann.  Segundo ele, essa prática pode deixar a pele mais sensível e exposta. “O ideal é apostar em banhos de água morna para manter as diferenças de temperatura no frio”, aconselhou.

Na hora do banho, há também outras recomendações. Ao secar a pele , é recomendado que use uma toalha macia e apenas pressione, sem muita força, a área das irritações até enxugar a água – no lugar de esfregar.

O uso de óleos e emolientes para lavar a pele em vez de sabonetes, também é uma boa saída, já que o sabão pode ser irritante.

Leia também: Médicos brasileiros usam pele de tilápia para tratar queimaduras

2 - Mantenha-se hidratado

O especialista alerta para um dos fatores irritantes de eczema mais comuns: aquecedores e ar condicionado. “Eles afetam a nossa pele removendo o ar de qualquer umidade, deixando-a seca, o que pode causar a irritação”, afirmou ele.  

A dica é usar um hidratante todos os dias pela manhã e à noite, para manter a pele nutrida ao longo do dia. Beber muita água também ajuda.

3 - Cuidado na hora de lavar roupa

A maneira como você lava suas roupas também pode agredir sua pele. Pequenas quantidades de detergente ou sabão podem permanecer nos tecidos mesmo depois de passarem pela máquina. O contato com o produto químico pode acender o eczema.

"Tente lavar roupas com produtos dermatologicamente amigáveis, livres de ingredientes desnecessários, como enzimas, corantes, ácidos ou fragrâncias”, orientou o médico.

4 - Produtos de limpeza

Não adianta mudar o sabão usado nas roupas, se na hora de limpar a casa você investe em produtos quimicamente agressivos. "Os produtos de limpeza doméstica podem irritar a pele causando um tipo de eczema chamado dermatite de contato irritante", contou Friedmann.

"Experimente versões suaves de produtos de limpeza, ou opte por soluções mais naturais, como vinagre branco. Não dispense o uso de luvas para minimizar o contato”, alertou ele.

Pode-se dizer que o eczema é classificado em dois tipos: o de contato e o atópico. Conhecido também como dermatite, ela pode ser causada por agentes irritantes – como sabonetes, joias e cosméticos, ou por questões genéticas, respectivamente.

Leia também: Conheça a história do "homem casca" que sofre de tipo raro de psoríase

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!