Até o momento, os estados mais afetados pela febre amarela são Espírito Santo e Minas Gerais
shutterstock
Até o momento, os estados mais afetados pela febre amarela são Espírito Santo e Minas Gerais

No feriado de Finados, que é celebrado nesta quinta-feira (2), as 37 unidades que  estão em campanha de vacinação contra a febre amarela na zona norte da capital paulista  estarão de portar abertas para receber a população e dar seguimento no atendimento ao público. A ação acontecerá também nos dias 3, sexta-feira, 4, sábado e 5, domingo. 

A medida é por conta do ocorrido há pouco menos de duas semanas, quando, no município de São Paulo, foi confirmada a presença do vírus da febre amarela em três macacos encontrados mortos. Os primatas estavam localizados um no Horto Florestal - identificado no último dia 20 - e dois no Parque Anhanguera - encontrado no dia 24 -, ambos na região norte da capital.

Mesmo com os casos já confirmados, a prefeitura ressalta que, até o momento, não há confirmação de caso humano de febre amarela adquirida na cidade.

A situação, porém, provocou o fechamento de parques da capital paulista. Ao todo, 15 áreas estão fechadas, por tempo indeterminado, como medida preventiva após a morte dos macacos.

Leia também: Casos de sífilis crescem quase 28% entre 2015 e 2016, afirma Ministério da Saúde

Além desses, os parques que estão interditados na cidade são: Senhor do Vale, Pinheirinho D’Água, Jacintho Alberto, Rodrigo de Gásperi, Jardim Felicidade, Cidade de Toronto, São Domingos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lions Tucuruvi, Sena, Linear Canivete, Córrego do Bispo e da Cantareira.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, desde dezembro de 2016, está ocorrendo um surto da doença em sua forma silvestre em todo o País, sendo que os estados mais atingidos são Minas Gerais e Espírito Santo. A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão distintos: a urbana e a silvestre.

“Todos os casos relatados no Brasil são de febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, só encontrados em lugares de mata. Desde 1942, não há registro de transmissão de febre amarela urbana no Brasil”, divulgou a secretaria.

UBS abertas

A lista de postos de vacinação que estarão abertas excepcionalmente no feriado e no final de semana está no site da prefeitura.

Os horários de funcionamento serão:

02/11 quinta – 8:00 as 14:00

03/11 sexta – 8:00 as 17:00

04/11 sábado – 8:00 as 17:00

05/11 domingo – 8:00 as 14:00

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Mais Médicos deverá ser renovado por mais três anos, afirma ministro da Saúde

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!