Um indiano, cujo nome não foi divulgado, sofreu um AVC depois de receber uma massagem no pescoço. Segundo divulgado na revista científica BMJ Case Reports , os médicos acreditam que a quantidade excessiva de massagens recebidas pelo homem foi uma das causas do problema.
Leia também: Mulher descobre que tem dente no nariz após sofrer com sangramentos por décadas
Aos 45 anos, o morador da cidade de Ludhiana, em Punjab, foi levado ao "Daynand Medical College & Hospital" com um quadro de afasia – um distúrbio de linguagem – e fraqueza nas pernas. Sem voz e com dificuldades para tomar decisões, os médicos perceberam que os sintomas do homem eram muito semelhantes aos de um AVC .
De acordo com o Daily Mail, exames revelaram que o paciente, que recebia cerca de quatro massagens por semana, sofreu um infarto da artéria cerebral anterior. As causas mais comuns para esta condição são aneurismas rompidos, que suspendem o fluxo sanguíneo para o cérebro, ou a formação de coágulos.
Entretanto, a manipulação da espinha cervical através de massagens no pescoço pode ser um gatilho mecânico para o problema. Um rasgo nas camadas de uma artéria pode formar uma ruptura íntima, que por sua vez, permite a penetração de sangue entre as camadas da artéria. O resultado é o estreitamento arterial, que interrompe a circulação de sangue e afeta o cérebro.
Agora, acredita-se que o paciente está se recuperando do susto.
Derrame causado por salão de beleza
Esta não foi a primeira vez que motivos surpreendentes levaram pessoas a ter um derrame. Um britânico sofreu um acidente vascular cerebral após decidir lavar seu cabelo em um salão de cabelereiro no Reino Unido. Por conta do problema quase fatal, o cliente recebeu uma indenização de mais de US$ 100 mil em dezembro de 2016.
Leia também: Alzheimer é transmitido pelo sangue? Entenda a polêmica levantada por estudo
Ao ter a cabeça inclinada para trás, uma artéria do pescoço de Dave Tyler foi, provavelmente, lesionada e, como resultado, formou-se um coágulo que causou o AVC. Apesar de incomum, esta situação já tem até mesmo um nome: Síndrome do Salão de Beleza.