Estudiosos acreditam que uso do DIU, além de prevenir contra gravidez, também poderá ser indicado para diminuir chances de câncer
Creative Commons
Estudiosos acreditam que uso do DIU, além de prevenir contra gravidez, também poderá ser indicado para diminuir chances de câncer

Além de servir como método anticoncepcional, o Dispositivo Intrauterino, também conhecido por DIU, pode ajudar a evitar o câncer cervical, considerado o terceiro tipo de tumor mais comum entre as mulheres.

Leia também: 14 dúvidas comuns sobre o DIU esclarecidas

Essa foi a descoberta feita a partir de um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia. Os pesquisadores associaram o uso do DIU a uma redução de um terço nas chances de desenvolvimento do câncer cervical em pessoas do sexo feminino.

O trabalho foi publicado pela revista “Obstetrics & Gynecology”. “O padrão que encontramos foi impressionante. Não foi sutil”, afirmou Victoria Cortessis, professora associada da Escola de Medicina Keck, da USC, e líder da pesquisa.

Segundo os autores do estudo, a possibilidade de uma mulher ter, ao mesmo tempo, uma ferramenta que a ajuda a prevenir gravidez e previne o câncer é potencialmente muito impactante e positivo.

Leia também: Planos de saúde vão oferecer medicamentos para câncer e esclerose múltipla

Pesquisa

Para chegar a esse resultado, Cortessis e sua equipe avaliaram dados de 12 estudos envolvendo mais de 12 mil mulheres em todo o mundo. E, apesar de as conclusões levarem à afirmação de que o DIU está relacionado a menor incidência da doença, os motivos ainda não foram esclarecidos

Para alguns cientistas, a colocação do dispositivo estimula uma resposta imunológica no cérvix uterino, dando ao organismo uma oportunidade de eliminar possíveis infecções causadas pelo vírus HPV, que é o responsável pelo câncer em mais de 90% dos casos da doença.

Outros estudiosos defendem que quando o dispositivo é removido, células infectadas pelo HPV ou alterações pré-cancerígenas também saem do organismo. Porém, ainda não se pode afirmar qual das opções é a mais provável. Entender mais sobre esse assunto é o próximo passo de Cortessis e sua equipe.

Enquanto isso não acontece, o DIU não pode ser indicado como um método eficaz de combate ao câncer cervical. Mas os cientistas estão trabalhando para que isso aconteça. “Se pudermos demonstrar que o corpo cria uma resposta imune à colocação do DIU, por exemplo, então poderíamos investigar se o DIU pode limpar uma infecção persistente por HPV em estudo clínico”, ressaltou a coautora do estudo Laila Muderspach. “Os resultados são excitantes. Existe um tremendo potencial”, completou.

Leia também: Mulher com câncer de pele mostra como tumor "devorou" seu rosto

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!