O uso contínuo de trem e metrô pode estar causando danos à sua saúde, mais especificamente, para a sua audição. Isso porque um novo estudo afirmou que os passageiros que utilizam transportes públicos por longos períodos estão expostos a níveis de ruído que podem causar surdez.
Leia também: Uso incorreto de fone de ouvido pode levar à perda total de audição; entenda
Os pesquisadores defendem que as pessoas devem considerar o uso de protetores auriculares ao se locomoverem de ônibus e trens para evitarem a surdez . Mas não adianta isolar o som do transporte e colocar uma música no último volume: os esforços para controlar o ruído devem se concentrar em materiais e equipamentos que proporcionem um ambiente mais silencioso, de acordo com o artigo publicado no periódico Journal of Otolaryngology - Head & Neck Surgery.
"Este estudo é o primeiro a analisar e quantificar a quantidade de ruído que as pessoas estão expostas durante o seu trajeto diário, especificamente no Sistema de trânsito de Toronto”, afirmou o autor da pesquisa, Dr. Vincent Lin, da Universidade de Toronto, no Canadá.
As analises levaram os cientistas a levantarem quais os riscos que esses barulhos podem ocasionar em cada indivíduo. “Agora estamos começando a entender que a exposição excessiva crônica ao ruído leva a patologia sistêmica significativa, como depressão, ansiedade, aumento do risco de doenças crônicas e aumento do risco de acidentes”, disse Lin.
O pesquisador também conta que ficou surpreso com a experiência média geral de exposição ao ruído que ocorre diariamente, inclusive a intensidade não só nos trens, mas também nos ônibus.
Leia também: Surdez pode favorecer desenvolvimento de depressão e demência, diz estudo
Risco de surdez
Medindo a exposição ao ruído em metrôs, trens, ônibus, carros privados e bicicleta, os pesquisadores descobriram que, embora os níveis ficassem dentro dos limites recomendados para uma exposição segura, rajadas de ruído alto nos modos de transportes públicos e privados ainda poderia colocar causar a perda de audição induzida por barulho.
Para medir a exposição ao ruído, os pesquisadores usaram dosímetros de ruído. Foram coletados 210 medidas no total. Eles mediram o ruído no veículo e o ruído da plataforma de embarque ou de pouso para todos os modos de transporte público e privado.
Eles disseram que estudos adicionais são necessários para investigar outros fatores que podem contribuir para a exposição ao ruído, como uso de tocadores de música e longos tempos de trânsito.