Tamanho do texto

Boletim do Ministério da Saúde afirma que região Norte segue apresentando dois surtos: um no Amazonas e outro em Roraima, mesmo após vacinação

Casos de sarampo no Brasil se concentram sobretudo na região Norte
shutterstock
Casos de sarampo no Brasil se concentram sobretudo na região Norte


O Brasil segue amedrontado com o sarampo. Desde o início deste ano, até 21 de novembro, foram confirmados 9.898 casos no país segundo o último relatório apresentado pelo Ministério da Saúde. Os dados ainda não incluem pessoas que já apresentam os sintomas da doença, mas não tiveram os exames finais concluídos.

Leia também: Mais de 2,5 milhões de casos de sarampo foram confirmados no Brasil, aponta boletim

Segundo o Ministério da Saúde, o país enfrenta dois surtos de sarampo , ambos na região Norte: no Amazonas, foram confirmados 9.477 casos e, em Roraima, 347 casos. Três estados registraram mortes pela doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e três no Pará.

O ministério informou, no entanto, que o número de casos novos vem caindo nos estados do Amazonas e de Roraima desde agosto. As informações foram repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde ao atualizar os dados sobre a doença no país. 

Dos mais de 7 mil casos que estavam em investigação no Amazonas, apenas nove continuam sendo avaliados. No Amazonas, a confirmação dos casos desta semana refere-se a notificações acumuladas, principalmente dos meses de julho e agosto. Em Roraima, a maior concentração de casos ocorreu entre fevereiro e abril deste ano.

Leia também: Jovem que registrou primeiro caso de sarampo no DF estava vacinado

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde encaminhou aos Estados de Rondônia, do Amazonas, de Roraima, do Pará, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Pernambuco e de Sergipe, bem como ao Distrito Federal, 14,8 milhões de doses da vacina tríplice viral para atender à demanda dos serviços de rotina e à realização de ações de bloqueio, além da intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo.

Em relação à Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, todos os estados que apresentam casos confirmados de sarampo alcançaram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal, com exceção do Distrito Federal.

Leia também: Casos de sarampo nas Américas crecsem 32% em apenas um mês, aponta OMS

De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta permanece acompanhando a situação do  sarampo no Brasil e prestando o apoio necessário aos Estados do País. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

* Com informações da Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.