Na teoria, e-SUS AB reuniria dados dos atendimentos da atenção básica; na prática, prontuário de papel segue necessário
João Cesar Diaz
Na teoria, e-SUS AB reuniria dados dos atendimentos da atenção básica; na prática, prontuário de papel segue necessário

Quase dois meses após ter recebido solicitação de um posicionamento a respeito de falhas do sistema e-SUS AB (Atenção Básica) e de suspeitas acerca da contratação desse programa, o Ministério da Saúde encaminhou as respostas ao iG , horas após o Portal ter publicado a primeira reportagem sobre o tema . O posicionamento completo da pasta está transcrito ao fim deste texto.

Criado para oferecer um prontuário eletrônico dos pacientes e organizar as informações dos atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde de todo o País, o e-SUS AB foi desenvolvido pela empresa Tríplice Consultoria, que é ligada a um ex-professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi uma das fundações dessa universidade, a Fapeu (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária), que contratou a empresa do ex-professor sem licitação e obteve para si a licença para distribuir o software.

Esse modelo de contratação indireta foi contestado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que abriu um processo de Tomada de Contas Especial para cobrar da Tríplice a devolução de R$ 23,6 milhões aos cofres públicos.

O Ministério da Saúde disse ao iG que não foi notificado quanto ao processo no TCU e alegou que a contratação se deu por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), que tem como objetivo promover a “descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora”. A pasta destacou, ainda, que esse modelo visou a “consecução do objeto previsto no programa de trabalho”.

“A celebração de TED se deu com a referida instituição de ensino federal (UFSC), sendo toda a operacionalização da execução do projeto, discricionária à mesma. E, nesse caso, a UFSC definiu a execução por meio da Fapeu. O acompanhamento pelo Ministério da Saúde se dá através do acompanhamento da execução de metas e entrega de produtos previstos no TED, não envolvendo os processos atinentes à contratação, aquisições e outras etapas referentes à operacionalização do processo. Não obstante, destaca-se que todos os produtos desenvolvidos a partir desse TED são de propriedade do Ministério da Saúde”, justificou o governo.

Apesar da defesa apresentada pelo ministério, esse modelo de contratação indireta é capaz de abrir espaço para irregularidades, conforme explicou o professor Bernardo Strobel Guimarães, mestre e doutor em Direito do Estado. Tanto que as informações levantadas durante o processo no TCU levaram a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) a realizar operação, em 2017, que teve como alvos contratos irregulares desenvolvidos por fundações de apoio da UFSC – tal como o da Tríplice .

“Esse modelo de contratação, nesse caso, tornou o Ministério da Saúde refém da fundação da UFSC, já que a pasta não obteve a capacidade de gerir a ferramenta”, comentou Strobel Guimarães. “Toda vez que há recurso público entregue para alguém, esse dinheiro precisa ter um regime de controle bastante severo. O fato de você não licitar o contrato não significa que pode fazer o que quiser. Tem que justificar a escolha da empresa. E, se o TCU reprovou isso, é porque houve indícios de irregularidade no fluxo do dinheiro”, completou.

Leia também: "É totalmente ineficiente", diz funcionário da Prefeitura do Rio sobre o e-SUS

A reportagem do iG apurou, também, que mesmo diante dos questionamentos do TCU, a Tríplice Consultoria continuou lucrando com o contrato do e-SUS AB ao se apresentar a diversas prefeituras como detentora de expertise para operar o próprio programa.

Foi assim, por exemplo, que a empresa catarinense faturou contrato de R$ 218 mil com a Prefeitura de Embu das Artes, cidade da Grande São Paulo, para oferecer treinamento aos agentes de saúde municipais.

O Ministério de Saúde admitiu ter conhecimento de que empresas privadas ofertam esse tipo de serviço diretamente aos municípios, mas se eximiu de responsabilidade sobre essa prática. “É discricionário aos Municípios e profissionais contratá-las ou não, não cabendo ao Ministério da Saúde tal regulação, uma vez que a instituição acompanha apenas a qualidade das informações transmitidas”, informou a pasta.

O governo assegurou também que o próprio ministério oferece treinamentos aos profissionais que utilizam o e-SUS AB, o que, na teoria, dispensaria a necessidade de se contratar uma empresa para isso.

“O Ministério da Saúde desenvolveu desde o início da implantação da estratégia e-SUS AB várias atividades relacionados ao treinamento/uso do sistema. Dentre elas estão: contratação de consultores junto ao mesmo contrato com a UFSC para disseminação das informações relacionadas ao sistema diretamente nos municípios (cerca de 1900 municípios foram contemplados); curso EaD junto ao Telessaúde-RS, e outros cursos presenciais nos demais núcleos de Telessaúde; seminários nos estados envolvendo gestores e profissionais ofertados pela própria equipe da CGAA; além de atividades de suporte à distância (principalmente telefone) auxiliando a implantação e uso do sistema”, finalizou.

Leia também: O que são arboviroses? Novo teste as identifica em menos de 20 minutos; entenda

Cabeleireira Elisângela Ramos dos Santos reclama de ter precisado fazer cadastro mais de uma vez
Estefan Radovicz
Cabeleireira Elisângela Ramos dos Santos reclama de ter precisado fazer cadastro mais de uma vez

As reportagens do iG e do jornal O Dia identificaram que muitos profissionais de Unidades Básicas de Saúde, em São Paulo e no Rio de Janeiro, lidam rotineiramente com o sumiço das informações dos pacientes . A população, por sua vez, se vê obrigada a fazer exames mais de uma vez e até mesmo tendo que refazer o cadastro no sistema público de saúde – a despeito de o governo federal alegar que o programa contratado oferece o “modelo de prontuário eletrônico mais adequado para as necessidades da Atenção Primária à Saúde”.

Questionado sobre esses casos concretos, o Ministério da Saúde prometeu investigar a perda dos dados de pacientes e garantiu que “tomará providências, caso seja identificado falha pelo sistema e-SUS AB”.

“A pasta esclarece ainda que não há relatos de perda de informações nas mais de 13 mil Equipes de Saúde da Família (ESF) que utilizam atualmente o sistema eletrônico de prontuário em todo o país. A pasta trabalha atualmente na construção de um plano de informatização para auxiliar os municípios na implantação e utilização do prontuário eletrônico, que contará com recursos federais de incentivo”, prometeu o governo.

Confira abaixo a íntegra das respostas enviadas pelo Ministério da Saúde:

Por que a UFSC, e não outra instituição federal, foi escolhida para receber os recursos e se encarregar de buscar o desenvolvimento do e-SUS AB?

Você viu?

Liderado pelo Ministério da Saúde, o Projeto e-SUS AB teve início em 2011 com a participação de representantes de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Universidades, Instituições públicas e privadas. O objetivo era estabelecer, a partir da contribuição de todos, um modelo adequado de gestão da informação para a Atenção Primária à Saúde (APS), que possuísse como diretrizes: a individualização do registro das informações dos cidadãos, a redução do retrabalho na coleta de dados, a integração de informações, a informatização das  unidades, e o aprimoramento da gestão e da coordenação do cuidado. Após a definição de um novo modelo de gestão da informação para a APS, como etapa prévia à sua implementação, foi iniciada a realização, pelo Ministério da Saúde, de análise de aderência de sistemas e prontuários eletrônicos utilizados por órgãos públicos do Brasil para desenvolvimento de prontuário eletrônico e sistema de informação adequado às necessidades da Atenção Primária. 

Sendo assim, para efeito de seleção de modelo adequado de prontuário eletrônico e sistema para a APS, foi realizada análise de aderência com três modelos de referência: o Resweb de Biguaçú/SC (evolução do Infosaúde de Florianópolis/SC), o Siga de São Paulo/SC e o sistema de Maringá/PR. Os resultados obtidos apontaram o Resweb - com 88% de aderência - como modelo mais adequado para as necessidades da APS e,  a partir desse software de referência, foi iniciado o desenvolvimento do que se tornaria o PEC, através de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro Termo de Cooperação (atual Termo de Execução Descentralizada-TED) celebrado com a Universidade data de 2012 e, a partir da celebração de outros TEDs com essa instituição, o e-SUS/AB  vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado.  À época, dada a necessidade de dar celeridade ao  desenvolvimento do e-SUS AB, a instituição realizou a aquisição de um framework para sistemas de saúde, dado que o framework trata-se de plataforma de conhecimento específico, com funções pré-definidas já desenvolvidas, testadas e homologadas, e que assegura agilidade ao desenvolvimento de sistemas de informação. Dado o resultado da análise de aderência, ficou definido que o framework do Resweb era o mais adequado para ser a base de desenvolvimento do Projeto e-SUS AB.

Por que o software foi licenciado para a Fapeu, e não para o Ministério da Saúde?

A licença de uso do framework foi cedida à Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) porque essa foi a fundação escolhida pela UFSC para executar o Projeto e-SUS AB. O Termo de Execução Descentralizada (TED) é o instrumento por meio do qual é realizada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora e consecução do objeto previsto no programa  de trabalho. Observa-se, portanto que, a celebração de TED se deu com a referida instituição de ensino federal (UFSC), sendo toda a operacionalização da execução do projeto, discricionária à mesma.  E, nesse caso, a UFSC definiu a execução por meio da FAPEU. O acompanhamento pelo Ministério da Saúde se dá através do acompanhamento da execução de metas e entrega de produtos previstos no TED, não envolvendo os processos atinentes à contratação, aquisições e outras etapas referentes à operacionalização do processo. Não obstante, destaca-se que todos os produtos desenvolvidos a partir desse TED são de propriedade do Ministério da Saúde.

Por que não houve licitação para contratar a Tríplice? O Ministério acompanhou esse processo?

Como afirmado anteriormente, o acompanhamento da execução do Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado com a UFSC se dá através do acompanhamento da execução de metas e entrega de produtos previstos no TED, não envolvendo os processos atinentes à contratação, aquisições e outras etapas referentes à operacionalização do processo.

Qual o posicionamento da pasta em relação ao processo de Tomada de Contas Especial em curso no TCU?

O Ministério da Saúde não foi notificado quanto ao processo de Tomada de Contas Especial.

Gestores municipais relataram que a Tríplice tem procurado as prefeituras para oferecer treinamento às equipes que usam o e-SUS AB. Qual a posição do Ministério quanto a essa prática?

O Ministério da saúde tem conhecimento de empresas privadas que ofertam capacitação de profissionais para uso de diversos sistemas de informação, e não somente do e-SUS/AB. Contudo, é discricionário aos Municípios e profissionais contratá-las ou não, não cabendo ao Ministério da Saúde tal regulação, uma vez que a instituição acompanha apenas a qualidade das informações transmitidas.

O Ministério da Saúde oferece treinamentos aos profissionais que utilizam o e-SUS AB?

O Ministério da Saúde desenvolveu desde o início da implantação da estratégia e-SUS AB várias atividades relacionados ao treinamento/uso do sistema. Dentre elas estão: contratação de consultores junto ao mesmo contrato com a UFSC para disseminação das informações relacionadas ao sistema diretamente nos municípios (cerca de 1900 municípios foram contemplados); curso EaD junto ao TelessaúdeRS, e outros cursos presenciais nos demais núcleos de Telessaúde; seminários nos estados envolvendo gestores e profissionais ofertados pela própria equipe da CGAA; além de atividades de suporte à distância (principalmente telefone) auxiliando a implantação e uso do sistema.

Como é feito o acompanhamento dos resultados dos treinamentos e do funcionamento do e-SUS AB nos municípios? 

O acompanhamento da evolução da Estratégia e-SUS AB é realizado a partir dos dados enviados à base nacional, por meio do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). Esta base de dados existe desde a criação da Estratégia em 2013 e fomenta todo o processo de monitoramento e avaliação da evolução da adoção de sistemas informatizados de prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde da Família (USF).

A partir da Estratégia e-SUS AB é possível verificar se as unidades no país estão utilizando o modelo simplificado, que utilizam fichas de papel para a entrada de dados - utilizada em ambientes sem informatização, ou se estão utilizando o Prontuário Eletrônico.

Ainda para apoiar os municípios na capacitação dos profissionais de saúde, a pasta disponibiliza inúmeras capacitações e ferramentas, incluindo cursos EAD para capacitar as equipes de saúde na utilização do sistema e-SUS AB.

Em São Paulo e no Rio de janeiro, dezenas de funcionários de postos e clínicas de saúde e pacientes narraram a perda completa de dados e exames em unidades que trabalham com o e-SUS. Em outros, profissionais dizem que o sistema foi implantado, mas nunca funcionou. Como o Ministério explica situações como essa? Como a pasta estaria recebendo essas informações que se perdem dentro dos próprios postos e clínicas de saúde?

O Ministério da Saúde irá investigar a ocorrência da perda de dados dos pacientes nessas unidades e tomará providências, caso seja identificado falha pelo sistema e-SUS AB. A pasta esclarece ainda que não há relatos de perda de informações nas mais de 13 mil Equipes de Saúde da Família (ESF) que utilizam atualmente o sistema eletrônico de prontuário em todo o país.  

A pasta trabalha atualmente na construção de um plano de informatização para auxiliar os municípios na implantação e utilização do prontuário eletrônico, que contará com recursos federais de incentivo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!