Tamanho do texto

“Ele pega qualquer coisa e come, mas ficamos surpresos quando soubemos que ele come coisas tão perigosas”, declara a mãe; paciente se recupera bem

Médicos de um hospital na cidade de Chhatarpur, na índia, retiram 33 objetos que estavam no estômago de um homem indiano. De acordo com informações do  Daily Mail , Yogesh Thakur, de 30 anos, foi internado nesta semana após ter se queixado de fortes dores na região.

Leia também: Adolescente com doença rara teve massa de cabelo de 30cm retirada do estômago

objetos retirados após a cirurgia arrow-options
Reprodução/Daily Mail
Foto mostra alguns dos objetos que foram retirados durante cirurgia do estômago do indiano Yogesh Thakur, de 30 anos

A mãe, Kusma Thakur, disse que seu filho era capaz de pegar qualquer coisa e comer. Os profissionais realizaram exames de radiografia no rapaz e ficaram em choque depois que encontraram objetos como faca, chaves de fenda, lâminas e itens de plástico dentro do seu estômago. 

Yogesh Thakur passou por uma cirurgia para que todos esses itens pudessem ser retirados. Ele foi diagnosticado com uma condição que faz a pessoa sentir vontade de comer objetos metálicos pontiagudos e é reconhecida como um tipo da alotriofagia, em que há ingestão de itens que não são alimentos.

Leia também: Médicos retiram bolo de cabelo de estômago de mulher com síndrome de Rapunzel 

Os médicos também disseram que ele tem um distúrbio mental. Segundo a mãe, seu filho mostrou sintomas de padrões comportamentais estranhos desde que era criança, mas ela pensou que, quando crescesse, iria parar. “Ele pega qualquer coisa e come, mas ficamos surpresos quando soubemos que ele come coisas tão perigosas”, aponta. 

O Dr. MNS Khare, que realizou a operação, diz: “Foi uma cirurgia bastante difícil, pois ele sofre de hipertensão. Ficamos chocados ao encontrar mais de trinta objetos afiados em seu abdômen. O doutor ainda informa que o rapaz está se recuperando e poderá voltar para casa nos próximos dias. 

O que é alotriofagia?

A alotriofagia é um distúrbio que se caracteriza pelo desejo de comer itens com pouco ou nenhum valor nutricional, incluindo pedras e areia. Pode ocorrer em pessoas com distúrbio mental e até mesmo durante a gravidez. Diversas complicações podem ocorrer caso a pessoa coma algo venenoso ou indigesto. 

Apesar da pica não ser muito conhecida, outros casos já vieram à tona. Em maio, um homem de 35 anos, que também vive na índia, foi operado após ingerir oito colheres, uma faca, duas escovas de dente e duas chaves de fenda. Segundo relatos locais, uma cirurgia de emergência foi realizada após descobrirem que a ponta da faca havia perfurado um órgão. 

Leia também: Durante cirurgia, paciente descobre isqueiro dentro do seu estômago há 20 anos 

Em outro incidente, no ano passado, cirurgiões removeram cerca de 3 kg de objetos , incluindo porcas, parafusos e joias do estômago de uma mulher no mesmo país.