choro pode ser mais um aliado para quem procura atingir o equilíbrio corporal e emocional. Segundo um estudo divulgado na publicação científica Emotion  da American Psychological Association, o ato de chorar pode ajudar a regular as funções corporais e a equilibrar o estado emocional dos seres humanos.

O choro pode ajudar na manutenção do equilíbrio corporal através do controle da respiração e dos batimentos cardíacos
shutterstock
O choro pode ajudar na manutenção do equilíbrio corporal através do controle da respiração e dos batimentos cardíacos

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Queensland University, na Austrália usaram vídeos curtos para dividir aleatoriamente um grupo de 197 estudantes mulheres entre aquelas emocionalmente neutras e aquelas tristes.

A tese deles era de que, em comparação aos neutros e aos que não chorassem, aqueles que não conseguissem engolir o choro teriam maior resistência a tarefas estressantes, apresentariam menores níveis de cortisol após chorarem e retornariam mais rapidamente ao estado de equilíbrio corporal (a homeostase ).

Leia também: Conhece a síndrome do olho seco? Doença causa até perda de visão; saiba mais

Depois de exporem as cobaias a uma sessão de 17 minutos de vídeos tristes ou neutros, eles realizaram um teste pressor a frio (cold pressor test), que consiste em mergulhar as mãos da pessoa num recipiente com água e gelo por cerca de um minuto para medir variações na pressão sanguínea e no ritmo dos batimentos cardíacos.

O resultado observado pelos cientistas, segundo a conclusão do estudo, foi que o grupo de mulheres que havia chorado mantiveram a respiração estável e apresentaram uma desaceleração no ritmo dos batimentos cardíacos antes de chorar, seguido de um retorno ao ritmo normal após o primeiro choro.

Você viu?

Em comparação, aquelas que permaneceram neutras ou que não choraram com os vídeos tristes apresentaram respiração acelerada, indicando a possível função do pranto em manter a homeostase e equilibrar o estado emocional .

Isso ocorreria, de acordo com o estudo, por um processo de auto-acalmamento consciente e por meio do controle inconsciente dos batimentos cardíacos. Contudo, essas descobertas não apresentam uma resposta definitiva para a questão.

As dúvidas sobre o poder do choro

O poder do choro ainda é objeto de especulação para os cientistas, já que ele não é um fator controlável
shutterstock
O poder do choro ainda é objeto de especulação para os cientistas, já que ele não é um fator controlável

Ao site de notícias especializado em psicologia e neurociência PsyPost , Leah Sharman, uma das autoras do estudo, afirmou que ainda não é possível confirmar se a situação observada nos experimentos se repetiria no cotidiano - por exemplo, quando alguém de luto começa a chorar.

Leia também: Conheça as doenças que afetam os olhos no inverno e saiba como se proteger

"Também é importante notar que, devido à natureza dessa pesquisa, não podemos forçar as pessoas a chorar, então também é possível que haja um diferencial nas pessoas mais suscetíveis ao choro, principalmente num ambiente laboratorial, que as faça ter essas respostas", continuou.

Por fim, Sharman lembrou que o choro pode ser tão danoso quanto benéfico, pois muitos se sentem julgados ou envergonhados ao chorar. Nesse caso, as mudanças constatadas pelos pesquisadores provavelmente não surtiriam os mesmos efeitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!