Women's Health

Um estudo concluiu que um poderoso composto encontrado no  vinho  é capaz de matar células de câncer de pulmão . Mas calma. Primeiramente, saiba que não é um motivo para abusar da bebida.

Leia também: Beber vinho ajuda o organismo a queimar mais gordura, aponta pesquisa

O resveratrol, composto presente nas uvas, seria o responsável por esse recém-descoberto
shutterstock
O resveratrol, composto presente nas uvas, seria o responsável por esse recém-descoberto "poder" do vinho

A pesquisa apontou que o resveratrol , presente nas uvas, reduziu o número de células cancerosas pela metade em teste feito com ratos. As cobaias haviam sido expostas a um químico cancerígeno, existente na fumaça do cigarro.

Alguns dos roedores desenvolveram câncer de pulmão e receberam o resveratrol por 26 semanas. No segundo grupo havia ratos que não tinham desenvolvido a doença, mas que também receberam o composto. No terceiro grupo estavam outros animais doentes, que não receberam tratamento.

Câncer de pulmão e resveratrol

O câncer de pulmão pode ter mais um inimigo, caso os resultados observados se repitam em testes com humanos
shutterstock
O câncer de pulmão pode ter mais um inimigo, caso os resultados observados se repitam em testes com humanos

O composto apenas alcança o pulmão quando inalado – então estes ratos receberam-no via nasal.

Você viu?

Os resultados da pesquisa, publicada no periódico Scientific Reports, mostraram que o resveratrol reduziu o número de células com câncer em 45% nos ratos doentes. Esses animais também tinham alguns tumores, que estavam menores após o tratamento.

Leia também: Veja por que o diagnóstico precoce é importante na luta contra o câncer

Nos ratos que estavam sem a doença no início do estudo, 37% desenvolveram o câncer ao longo dele. “O resveratrol pode, sim, ter um papel de prevenção contra o câncer de pulmão”, disse o autor da pesquisa, o professor Muriel Cuendet ao jornal The Daily Mail .

Quando tomado como um comprimido, o resveratrol se quebra em poucos minutos, muito antes de alcançar o pulmão. “Nosso desafio foi encontrar uma fórmula em que ele poderia ser solúvel em grandes quantidades”, revelou o outro autor da pesquisa, Aymeric Monteillier. Quando inalada, a concentração de resveratrol foi 22 vezes maior do que quando tomada via oral.

Leia também: Novo exame de sangue poderá detectar câncer de pulmão, segundo OMS

Testes em humanos

Os cientistas estão planejando um teste para determinar quem pode fazer parte de um tratamento preventivo com o resveratrol. Como o composto já é utilizado em suplementos alimentares, é sabido que ele é seguro, o que pouparia testes de segurança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!