Tamanho do texto

Nutricionista diz o que você não deve consumir para não piorar o problema

Saber escolher bem quais itens consumir durante as refeições é essencial para evitar desconfortos no dia a dia e o surgimento de doenças. E quem sofre com hemorroida precisa tomar alguns cuidados para não agravar o problema e sentir ainda mais dor. Diante disso, é importante conhecer quais são os alimentos que pioram a hemorroida.

Leia também: Hemorroidas: saiba quais os sintomas, as causas e os tratamentos disponíveis

mulher no banheiro arrow-options
shutterstock
Algumas dicas ajudam a evitar que o problema fique mais intenso – e há alguns alimentos que pioram a hemorroida

Para tratar o problema, algumas dicas podem ajudar, como evitar segurar a vontade de evacuar, não coçar a área e ingerir bastante água. Além disso, a alimentação tem papel importante no tratamento. Em entrevista ao iG Saúde , Gabriela Cilla, nutricionista e gastróloga da Clínica NutriCilla, lista seis alimentos que pioram a hemorroida e devem ser evitados. 

1. Pimentas 

pimenta arrow-options
shutterstock
A pimenta é um dos alimentos que deve ser consumido com moderação por piorar a hemorroida

A capsaicina, principal elemento ativo da pimenta, que é encontrado na semente (não adianta muito tirar a semente e ainda consumir a pimenta, pois parte dela fica presente), não é absorvida pelo organismo. A pimenta vermelha pode aumentar o desconforto e a queimação para quem tem sensibilidade intestinal ou hemorroida. 

2. Temperos fortes  

páprica arrow-options
shutterstock
A páprica e outros temperos fortes também não devem ser consumidos em excesso

Por conter aditivos que irritam a mucosa intestinal, os condimentos, como cardamomo e páprica, devem ser evitados. Isso porque, além do desconforto, eles podem deixar a flora intestinal alterada, o que faz com que o fluxo intestinal seja aumentado e a área fique mais sensível.  

3. Bebidas alcoólicas

cerveja arrow-options
shutterstock
As bebidas alcoólicas também entram na lista de itens que pioram a hemorroida

O álcool também altera a flora intestinal e deixa que as bactérias nocivas dominem o ambiente. Com a flora alterada, o desequilíbrio intestinal prejudica a evacuação e aumenta os sintomas desagradáveis.  

Leia também: Conheça 8 mitos e verdades sobre hemorroidas e evite o problema

4. Café 

café arrow-options
shutterstock
O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, mas é preciso consumir com moderação

A cafeína é responsável por aumentar a termogênese do corpo e faz com que o fluxo intestinal seja acelerado. Quando o intestino fica nesse estado, a evacuação torna-se mais rápida e mais frequente, o que prejudica a hemorroida, deixando-a mais sensível e suscetível ao sangramento.  

5. Frituras 

batata frita arrow-options
shutterstock
Frituras, como é o caso da batata frita, também pedem cautela no consumo

As frituras são fontes de gorduras saturadas e gorduras trans. Isso faz com que a hidratação do corpo seja menor. Com consequência, as fezes ficam mais amolecidas e o fluxo intestinal fica acelerado.  

Leia também: Celular no banheiro pode causar hemorroidas

6. Farinhas brancas 

farinha branca arrow-options
shutterstock
O consumo de farinha branca pode deixar as fezes mais endurecidas

Pela ausência de fibras, a farinhas branca não auxilia no bom funcionamento intestinal, deixando as fezes mais endurecidas, o que torna o processo de evacuação mais doloroso. Com isso, esse é mais um dos alimentos que pioram a hemorroida .