Recentemente, Bruno Cardoso , vocalista do grupo Sorriso Maroto, de 38 anos, foi diagnosticado com derrame pleural. Conhecida também como água na pleura, a condição não chega a ser uma doença, mas indica que há algo errado com o corpo. Há quase um mês, o cantor tem realizado shows e apresentações com fortes dores musculares. 

Leia também: Mulher descobre câncer de pulmão por causa de unhas curvadas para baixo

Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto, foi diagnosticado recentemente com derrame pleural; entenda o que é
Reprodução/Instagram/bcbrunocardoso
Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto, foi diagnosticado recentemente com derrame pleural; entenda o que é





"A causa mais comum [do  derrame pleural ] em pessoas na idade do cantor é a tuberculose pleural. Mas a condição também pode ser provocada por pneumonia, insuficiência renal e até metástase de câncer", explica o pneumologista Gilmar Alves Zonzin, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio (Sopterj).

As pleuras são duas membranas que cobrem o pulmão e a caixa torácica. É normal ter um líquido, em pequena quantidade, entre as duas membranas. Sua função é facilitar a expansão do pulmão durante a respiração. O problema é quando o líquido aparece em grande quantidade.

Leia também: Ossos desaparecem do braço de mulher com raríssima 'doença do osso fantasma'

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas e em exames de imagem, como detalha Rogério Rufino, presidente da Sopterj: "Com a radiografia, conseguimos identificar a presença do excesso de água. A partir daí, pedimos uma tomografia e um ultrassom do tórax para dimensionar a quantidade."

O tratamento vai depender do tipo de problema que provocou o derrame na pleura . Para diagnosticar a causa, é preciso fazer uma pulsão do líquido e retirar um pequeno fragmento da pleura para biópsia.

"A duração do tratamento e a indicação de repouso vai depender da causa, mas essa não é uma condição na qual a pessoa leva a vida normalmente sem nenhum cuidado", diz Zonzin.

Leia também: Chinesa quase perde o pulmão direito após pata de lagostim se alojar no órgão

Sintomas do derrame pleural

1. Dor

O deslizamento comprometido do pulmão pode provocar dores nos pacientes.

2. Falta de ar

Pelo fato de o pulmão não expandir de maneira correta, a respiração fica comprometida.

3. Cansaço

É comum que o paciente sinta um cansaço maior que o normal, de maneira que prejudique sua qualidade de vida, com dificuldade de subir escadas.

4. Catarro

Se a água na pleura for causada por uma doença respiratória, um dos sintomas pode ser o catarro.

5. Febre

Quando o derrame pleural for provocado por algo infeccioso, há possibilidade de febre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!