Uma jovem de 25 anos de Rhode Island, nos EUA, ficou com o sangue azul após usar um remédio para aliviar uma dor de dente. Ao chegar no hospital mais próximo para procurar ajuda médica, ela estava ficando completamente azul e apresentava sintomas como fraqueza e dificuldades para respirar.

Leia também: Homem vai ao hospital depois de chorar sangue e descobre condição rara

Após passar um remédio para dor de dente, a paciente começou a ficar com o sangue azul e a sentir-se fatigada
Reprodução/Twitter/New York Post
Após passar um remédio para dor de dente, a paciente começou a ficar com o sangue azul e a sentir-se fatigada

O caso do sangue azul , relatado pelos médicos Otis Warren e Benjamin Blackwood no New England Jorunal of Medicine  nesta quinta feira (19), foi causado por doses excessivas de benzocaína, um remédio entorpecente.

Segundo a CNN , o princípio ativo da medicação contra dor de dente  desencadeou uma reação chamada metemoglobinemia . Ela ocorre quando o sangue "segura" o oxigênio em circulação, sem liberá-lo para os tecidos que precisam. 

Você viu?

A solução do caso do sangue azul

À  CNN , Warren disse que só havia presenciado um caso do tipo em toda a sua carreira antes de tratar a jovem. "É um desses casos raros a respeito dos quais você estuda, mas que nunca vê de fato", declarou.

Leia também: "Doença de Jesus" faz mulher suar sangue pelo rosto e palmas das mãos

Para a sorte da jovem, a experiência havia marcado Warren, que conseguiu diagnosticá-la e aplicar o antídoto, uma substância chamada azul de metileno, antes que a concentração de sangue mutado ultrapassasse 50%. Caso a taxa de sangue azul ultrapassasse esse limite, segundo a CNN, a jovem poderia ter entrado em coma ou até morrido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!