A sinusite é uma doença inflamatória que é bastante comum e pode provocar uma série de sintomas desagradáveis. Se você está nessa estatística e sente incômodo, nariz entupido ou não consegue se livrar da secreção nasal, saiba que uma massagem facial pode te ajudar.
Leia mais: Criança com sinusite contrai bactéria grave e fica com os olhos inchados

A inflamação gerada pela sinusite ocorre na mucosa dos seios da face, região ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Muitas vezes, é causada por conta das mudanças repentinas do clima, ou ainda em razão da poluição e superlotação de pessoas. Pode ser aguda, crônica ou recorrente.
Seja qual for seu caso, segundo o otorrinolaringologista Salomão Carui, “a prática da massagem facial é uma grande aliada de quem sente dor nos ossos da face ou está com muita obstrução nasal”. Isso porque ela ajuda a drenar a secreção nasal . Quando ela não é drenada, fica presa nas cavidades nasais e se torna meio de cultura para vírus, bactérias e fungos.
Leia mais: Nariz entupido? Saiba as causas, o que fazer e quando partir para a cirurgia
Como fazer a massagem facial em casa
De acordo com a massagista Renata França, é possível fazer a massagem facial e ter alívio dos sintomas da sinusite da sua própria casa. Veja o passo a passo indicado pela especialista:
1. Passar um creme facial
A primeira dica da massagista é passar algum "creminho" facial, como um preparador para maquiagem ou hidratante. Isso facilita o deslizamento das mãos e dedos pelo rosto.
2. Realizar movimentos ascendentes no rosto
Esses movimentos, segundo Renata, são ascendentes porque vão do nariz em direção à orelha. Também são recomendados movimentos no pescoço, de cima para baixo.
3. Pressionar acima das "saboneteiras"
A próxima dica de Renata é pressionar três vezes com as pontas dos dedos acima das clavículas, mais conhecidas como "saboneteiras".
4. Deslizar mãos para as laterais do maxilar
A recomendação é passar um pouco mais de creme e deslizar as mãos para os lados, na área do maxilar. Depois disso é aconselhado passar as mãos no pescoço, de cima para baixo, como um "leve carinho". O objetivo é levar a linfa do rosto para a clavícula.
5. Pressionar ao redor da orelha
A indicação de Renata é pressionar três vezes com as mãos ao redor das orelhas, na parte do rosto (frontal).
6. Deslizar as mãos do queixo para a orelha
Para esse exercício, Renata indica puxar, com a mão espalmada, do queixo até a orelha.
7. Repetir os movimentos ascendentes no rosto
8. Mover dedos nas olheiras em direção ao nariz
Passar os dedos das olheiras em direção ao nariz cerca de 6 ou 7 vezes, circulando a área orbicular.
9. "Pentear" a pele da testa para cima
Esse movimento deve ser feito acima das sobrancelhas, com os dedos puxando a pele de baixo para cima, com uma certa pressão. Deve ser repetido, no mínimo, 8 vezes.
10. Última passada dos movimentos ascendentes no rosto
Leia mais: Antibióticos são ineficazes para tratar sinusite comum, diz estudo
Todo esse processo dura em torno de 5 a 10 minutos. Ele é apenas uma alternativa para gerar um alívio nasal mais imediato, mas é recomendado que os portadores da sinusite procurem um médico para seguirem os tratamentos mais adequados para cada caso.