Com formato de estrela e sabor agridoce, a carambola, à primeira vista, pode parecer inofensiva. No entanto, o que muitos não sabem é que, apesar de ser rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, a fruta é capaz de prejudicar saúde. O motivo? Ela possui uma toxina que pode levar doentes renais à morte e trazer riscos, inclusive, para pessoas saudáveis.

Leia também: 10 mentiras contadas pelos médicos que podem levar os pacientes à morte

A carambola é uma fruta que pode prejudicar a saúde e até levar à morte, em especial às pessoas com problemas nos rins
shutterstock
A carambola é uma fruta que pode prejudicar a saúde e até levar à morte, em especial às pessoas com problemas nos rins

De acordo com Bruno P. Biluca, nefrologista da Fênix Alphaville, o perigo da carambola está na caramboxina, uma neurotoxina que age no cérebro e que pode causar agitação, fraqueza, falta de sensibilidade no corpo, confusão mental e até deixar quem come a fruta em coma, com risco de morte. “O consumo por pacientes com doença crônica nos rins é proibido", ressalta.

O profissional pontua que o risco de intoxicação nessas pessoas é maior, pois a caramboxina é eliminada pelos rins , que são órgãos responsáveis, entre outras funções, pela filtração de substâncias tóxicas do organismo. “Quando os rins já têm uma deficiência nesse processo de limpeza, a toxina se acumula no sangue, causando danos ao cérebro”, destaca.

Leia também: Beber muita água pode até matar! Saiba quando o líquido se torna perigoso

Quanto de carambola é arriscado para saúde?

Diante disso, é importante ressaltar que, para pessoas com problemas nesses órgãos, não há quantidade segura do consumo da fruta. "Quanto maior o nível de insuficiência renal, mais graves são as consequências. Porém, seja qual for o grau, a recomendação é aboli-la da dieta”, diz Biluca.

Você viu?

Como saber se estou passando mal após comer carambola?

Ao sentir alguns dos sintomas, como dificuldade de respirar e formigamento, é preciso procurar ajuda médica rapidamente
shutterstock
Ao sentir alguns dos sintomas, como dificuldade de respirar e formigamento, é preciso procurar ajuda médica rapidamente

O nefrologista explica que os primeiros sintomas após a ingestão da carambola são soluços que não passam. Além disso, a pessoa ainda pode sentir dores lombares, formigamento nos braços e pernas, queda da pressão, agitação, estado alterado de consciência, vômitos, dificuldade de respirar, fraqueza nos músculos, insônia e convulsão. 

Os sinais podem aparecer uma hora após a ingestão da fruta ou somente no dia seguinte. No geral, ocorrem depois de três a oito horas. “Nem sempre a intoxicação é identificada imediatamente, especialmente nas pessoas que não são doentes renais. Por isso, é importante relatar que comeu a fruta ao buscar ajuda médica, que precisa ser imediata”, orienta Biluca.

Após análise do paciente, o tratamento consiste em realizar hemodiálise. O objetivo é restabelecer o funcionamento dos rins. O número de sessões, por sua vez, varia de pessoa para pessoa. "Quanto mais rápido o problema for diagnosticado, maiores são as chances de evitar o agravamento”, alerta o médico.  

Risco de consumir carambola para pessoas saudáveis

Além da caramboxina , a carambola também é rica em ácido oxálico, que é o oxalato, substância que pode levar à formação de pedras nos rins. "Os públicos mais afetado são aqueles que têm hábitos alimentares ruins, com alta ingestão de sódio e pouca ingestão de líquido e alto consumo de proteína animal", alerta o especialista. 

Embora os doentes renais crônicos estejam no grupo de alto risco de apresentar problemas ao comer a carambola, há vários relatos de intoxicação em pessoas sem histórico de doenças nos rins. Em geral, esses casos estão associados a um consumo exagerado, apesar de não existir uma recomendação máxima nem mínima estabelecida.

Leia também: Câncer renal é silencioso? Pedras no rim podem virar tumor? Entenda a doença

Conforme detalha Biluca, essas pessoas podem apresentar tanto sintomas neurotóxicos como insuficiência nos rins. Para se ter uma ideia, na literatura médica, o nefrologista aponta que já foi identificado pelo menos um paciente que passou mal ao tomar apenas 300ml de suco puro de carambola em jejum.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!