Women's Health

Você já acordou se sentindo pra baixo, ansioso, com o coração acelerado, com medo do dia que está por vir? A maioria de nós já sentiu isso pelo menos uma ou duas vezes. É totalmente normal acordar ansioso ou em pânico às vezes, diz Natalie Wallace, LCSW, clínica de terapia comportamental da Behavioral Associates, em Nova York.

Leia também: Ansiedade, depressão ou Burnout? Faça teste e descubra se você precisa de ajuda

A ansiedade é um problema que afeta grande parte da população mundial. Mas, afinal, acordar assim é normal?
shutterstock
A ansiedade é um problema que afeta grande parte da população mundial. Mas, afinal, acordar assim é normal?

A ansiedade ocasional da manhã pode resultar de um pesadelo que você acabou de ter, ou pode estar relacionada ao nervoso sobre um grande evento ocorrendo no trabalho ou na vida. Caramba, se você não acorda ansioso nos dias anteriores ao seu casamento ou a um projeto de mudança de carreira, parabéns!

Isso significa que você é uma das poucas pessoas extremamente plenas que habitam nosso planeta. Portanto, não se preocupe demais pelo fato de acordar ansioso. Geralmente, os sentimentos de ansiedade nesses tipos muito particulares de circunstâncias passam e você provavelmente não se sentirá assim por muito tempo.

Mas para algumas pessoas, a ansiedade da manhã é mais do que ocasional. E se está se tornando uma ocorrência regular em sua rotina, é hora de criar métodos de enfrentamento e prevenção que funcionem para você – como as técnicas adiante.

Em primeiro lugar, o que me leva a acordar ansioso?

Para sua informação, “ansiedade matinal” não é um diagnóstico médico formal. Mas é comum (e normal) sentir-se ansioso em determinados momentos do dia, ocasionalmente, ou quando você tem algo grande para lidar no dia seguinte.

Geralmente, a ansiedade decorre de maus pensamentos sobre o dia seguinte. “Muitas vezes temos pensamentos distorcidos sobre a realidade de nossos dias e de nossas situações”, diz Wallace. “Então, quando você começar a refletir sobre o quão ruim algo vai ficar, o quão estressado você ficará e o quão cansado você está, isso aumentará essa insegurança.”

Isso acontece porque: Embora possa parecer que você está particularmente desanimado mentalmente/emocionalmente pela manhã, seu corpo provavelmente não está passando por nenhum tipo de mudança fisiológica enquanto você dorme, o que faz com que você se sinta em pânico ao acordar.

É possível que os níveis de certos hormônios (como o hormônio do estresse cortisol) sejam mais altos pela manhã, mas faltam evidências científicas para sustentar que essas flutuações hormonais causam ansiedade aumentada pela manhã. Por fim, saiba que você NÃO está sozinho!

Você viu?

Ok, mas e se eu acordar ansioso toda manhã?

Se você acordar ansioso na maioria dos dias, é aconselhável entrar em contato com um terapeuta. Ansiedade consistente – independentemente da hora do dia em que aparece – pode apontar para transtorno de ansiedade generalizada (TAG), observa Wallace.

Leia também: Entenda o que é ansiedade generalizada e aprenda a reconhecer os sintomas

E é normal o TAG aparecer em horários consistentes. Algumas pessoas que têm TAG podem se sentir ansiosas apenas pela manhã. “Normalmente, é antes de as pessoas irem para a cama e quando acordam de manhã”, diz Wallace. “Também tive pessoas relatando que esses são os piores momentos [para ansiedade]”.

Por que? Ter ansiedade pela manhã tende a interferir com seu humor e atitude para o dia seguinte, e ter ansiedade logo antes de dormir pode interferir no sono e também fazer com que você ainda se sinta tenso quando se levantar. Sua ansiedade também pode se dissipar com o passar do dia.

Quais são os sinais de ansiedade matinal a serem observados?

Número um na lista de sintomas: pensamentos acelerados. Mentalmente, você sentirá que há problemas que precisa resolver ou que não pode, e sua mente tentará criar soluções, diz Wallace.

Leia também: Síndrome do Pensamento Acelerado afeta 80% dos brasileiros; saiba como evitá-la
A ansiedade que esses pensamentos rápidos criam também pode levar a sintomas físicos, incluindo:

  • Fadiga;
  • Sudorese;
  • Náusea;
  • Músculos tensos.

Embora possa parecer que os sintomas físicos começam primeiro (por exemplo, a náusea bate e seus pensamentos ansiosos começam), não é esse o caso, diz Wallace. 

Além de pensamentos acelerados, se você experimenta regularmente alguma das seguintes emoções ou comportamentos ao acordar, é possível que tenha um distúrbio generalizado de ansiedade que se apresenta pela manhã:

  • Pensar constantemente nos piores resultados;
  • Preocupar-se com coisas que estão fora de seu controle;
  • Explodindo um cenário desproporcional à realidade;
  • Você tem pavor de tomar decisões erradas;
  • Você é incapaz de deixar ir uma preocupação.

“Com a ansiedade generalizada, seus pensamentos estão acelerados e você está tentando encontrar soluções para problemas que podem não ser realistas ou até catastróficos”, diz ela. “E então esses sintomas físicos podem surgir – batimentos cardíacos ou fadiga, por exemplo. Quando tudo isso está acontecendo em seu corpo, você está exausto.

Ok, então o que posso fazer para parar de me sentir ansioso na manhã?

Se você se sentir ansioso em algumas manhãs quando tiver grandes eventos ou coisas em sua mente, aqui estão cinco maneiras de lidar com o problema e que você pode fazer sozinho:

  • Tenha uma boa noite de sono sempre que puder;
  • Exercite-se regularmente. Wallace sugere fazer 30 minutos de exercício pela manhã, o que pode liberar endorfinas que ajudam a aliviar a ansiedade e podem fazer você se sentir mais calmo;
  • Pratique métodos regulares de autocuidado pela manhã para ajudar a acalmá-lo, como tomar um banho relaxante ou dar um passeio antes de começar o dia;
  • Tenha uma rotina matinal, que pode ajudar a reduzir a ansiedade que você pode ter com o desconhecido naquele dia e evitar a ansiedade associada a sentir-se esgotada pela manhã;
  • Reserve um tempo para relaxar e acordar antes de verificar seu telefone, e-mail ou notícias;
  • Outra solução é pensar de forma realista sobre o dia que você tem antes de você. Lembre-se de que tudo o que você está se preocupando não é tão importante quanto você está imaginando.

Mas se os episódios de acordar ansioso acontecem o tempo todo e você acredita que pode ter ansiedade clínica, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com seu médico, que pode encaminhá-lo a um terapeuta.

A terapia pode ajudá-lo a aprender a lidar com sua ansiedade . Embora isso possa não impedir completamente seus pensamentos ansiosos, a terapia pode ensinar maneiras de fazer a ansiedade desaparecer mais rapidamente. “A psicoterapia é muito útil para reformular os pensamentos sobre o seu dia e o estresse”, diz Wallace.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!