A sua bolsa de maquiagem pode ser muito pior do que você imagina e uma pesquisa prova isso. De acordo com especialistas da Universidade de Aston, em Birminghan, a má prática da higiene quando se trata de maquiagem é muito preocupante, já que encontramos bactérias como a E. coli, ligada à contaminação fecal, presentes em muitos produtos amplamente utilizados. 

Leia mais: Mais de 4 mil casos de câncer de pele foram diagnosticados em dezembro

Bactérias e superbactérias são muito encontradas em bolsas de maquiagem
Reprodução/Shutterstock
Bactérias e superbactérias são muito encontradas em bolsas de maquiagem


Diante disso, a reportagem do jornal The Sun mostrou que a maquiadora profissional Lynsey Clarke pediu que especialistas da London Metropolitan University limpassem seu kit de cosméticos para descobrir o que há de ruim nele. Os resultados foram assustadores. Confira: 

  • Lápis de boca

Delineador de lábios da maquiadora Lynsey
Reprodução/TheSun
Delineador de lábios da maquiadora Lynsey


BACTÉRIA ENCONTRADA: Coliformes. Paul Matewele, da Universidade Metropolitana de Londres, afirma: “ Bactérias coliformes são geralmente encontradas no intestino e fazem parte de bactérias fecais - sim, isso é cocô. Grandes quantidades desta bactéria têm sido associadas a infecções do trato urinário".

Comentário de Lynsey: “Cocô? É horrível pensar que espalhei isso na minha boca".

  • Batom

Foram encontradas bactérias no batom da maquiadora
Reprodução/TheSun
Foram encontradas bactérias capazes de causar infecção no batom da maquiadora


BACTÉRIA ENCONTRADA: Staphylococcus. Matewele diz: "Esta é uma bactéria que pode causar infecções na pele, como acnes, então você realmente não deseja encontrá-la na maquiagem . Eles geralmente só causam problemas se entrarem na pele através de uma mordida ou corte, mas podem se tornar mortais se entrarem na corrente sanguínea".

Comentário de Lynsey: "Eu tive acne nos últimos anos - não é de admirar quando está na minha maquiagem. Às vezes eu uso esse batom nas bochechas, servindo de blush".

  • Bolsa de maquiagem

Bolsa de maquiagem com bactérias
Reprodução/TheSun
Bolsa de maquiagem com alto nível de bactérias


BACTÉRIA ENCONTRADA: Staphylococcus. Segundo Matewele,  “são altos níveis de estafilococos. É provável que a proprietária tenha tocado superfícies onde esta bactéria estava, em seguida, tocado em seus produtos e, depois, foi até a própria sacola, espalhando-a por outros produtos, já que ela também foi encontrada em alguns itens".

Comentário de Lynsey: “Só de olhar para a minha bolsa de maquiagem , já dá para perceber que está suja como o inferno".

Leia mais: 'Supercélulas' são esperança para transtornos genéticos raros

  • Máscara de cílios

Máscara de cílios em que foi encontrada a bactéria Listeria
Reprodução/TheSun
Máscara de cílios em que foi encontrada a bactéria Listeria


BACTÉRIA ENCONTRADA: Listeria. “Normalmente, eu não esperaria ver isso em um produto de maquiagem. Pode causar uma forma de intoxicação alimentar. Não é necessariamente um problema para a proprietária, pois ela pode ter acumulado alguma imunidade. Mas se o produto fosse compartilhado com alguém com um sistema imunológico enfraquecido, isso poderia deixá-lo muito mal. Também pode ser muito grave para as mulheres grávidas", alerta o Dr. Matewele.

Comentário de Lynsey: “Devo ter comprado este rímel há cerca de dois anos. Eu amo o pincel, então a mergulho em outras máscaras.

  • Pó Mineral

Bactéria geralmente encontrada no intestino estava presente no pó mineral da maquiadora
Reprodução/TheSun
Bactéria geralmente encontrada no intestino estava presente no pó mineral da maquiadora


BACTÉRIA ENCONTRADA: Enterococcus faecalis. Conforme o que Matewele diz: “O enterococo é um tipo de bactéria normalmente encontrado no intestino. Em pessoas saudáveis ​​e em pequenas quantidades, normalmente não causa um problema, mas se se espalhar para outras áreas do corpo, pode ser prejudicial. Pode causar infecções abdominais e pélvicas, ITUs, infecções orais, sepse, feridas, endocardite ou até meningite enterocócica, uma forma rara dessa doença".

Comentário de Lynsey: "Jesus - é uma maravilha não ter acabado no hospital".

  • Pincel de maquiagem

Pincel de maquiagem de Lynsey
Reprodução/TheSun
Pincel de maquiagem de Lynsey


BACTÉRIA ENCONTRADA: Enterococcus faecalis. Matewele afirma: “Esse objeto tinha mais bactérias intestinais. Como mencionado acima, pode causar infecções se entrar na corrente sanguínea. ”

Leia mais: Conhece a fibrose cística? Saiba o que é e como é feito o diagnóstico da doença

Lynsey diz: "Eu nunca lavo meus pincéis, mas pensar que tenho espalhado essa bactéria perigosa em todo o meu rosto é doentio".

    Leia tudo sobre: maquiagem

    Veja Também

      Mostrar mais