A norte-americana Bethany Davis, de apenas dois anos, sofre de síncope vasovagal maligna, uma doença rara que literalmente faz com que seu coração pare ao sofrer grandes cargas de estresse - o que, nessa idade, não é incomum. Sensações de medo, tristeza ou dor, por exemplo, podem representar um risco enorme para ela. 

Leia mais: Bebê de 2 anos sofre de doença tão rara que nem sequer tem nome

A síncope vasovagal é considerada a principal causa de desmaios. Em geral, ela causa uma queda súbita na frequência cardíaca e da pressão arterial devido a estímulo inadequado do nervo vago. Nem sempre, porém, a  síndrome é maligna, o que leva a episódios tão extremos quanto a de Bethany. 

De acordo com a mãe da menina, Natalie Davis, os médicos explicaram que a síndrome pode causar uma parada cardíaca de até cinco segundos. Em crises mais longas, Natalie diz que precisou assistir com desespero a filha empalidecer até recuperar a consciência. 

Leia mais: "Aplico alvejante nele a cada duas horas", diz mãe de bebê com ictose arlequim

As imagens, divulgadas pela própria família ao portal DailyMail, foram gravadas pela babá eletrônica da casa, instalada para garantir o monitoramento de Bethany.

Na sequência, é possível ver o rápido desmaio antes de a mãe - com aparência assustada - repousar a criança em posição horizontal. Alguns minutos depois Bethany acorda chorando. 

Segundo os pais da menina, uma grande dificuldade em conviver com a síndrome  está na insegurança quanto aos momentos em que Bethany está sozinha. “Nós não sabemos como é possível deixá-la brincar num parque ou na escola se ela corre esse risco”, comenta Natalie. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!