O governo do Nepal confirmou nesta sexta-feira (24) seu primeiro caso de coronavírus , que já matou 26 pessoas na China e contaminou pelo menos 830 no mundo. Com o anúncio do Ministério da Saúde nepalês, sobe para 11 o número de países que registraram ocorrências da infecção.

Coronavírus é o responsável série de infecções respiratórias
shutterstock
Coronavírus é o responsável série de infecções respiratórias

Leia também: Nem sempre é coronavírus! Entenda os tipos e causas da pneumonia

O paciente contaminado, um jovem estudante, manifestou os sintomas do coronavírus após retornar de férias da província de  Wuhan  , na China, considerada  epicentro do surto que já pôs em quarentena cerca de 40 milhões de pessoas em 13 cidades chinesas. O estudante está isolado, e seus parentes, sob investigação.

Também nesta sexta, a Tailândia confirmou o quinto caso de coronavírus no país, e Hong Kong confirmou mais dois. Além da China, Taiwan , Hong Kong , Tailândia , Japão , Coreia do Sul , Cingapura , Vietnã , Arábia Saudita e Estados Unidos registraram ocorrências.

Países asiáticos estão intensificando o cerco contra a doença contagiosa . O governo chinês anunciou nesta sexta-feira o fechamento de trechos da Grande Muralha , assim como de monumentos emblemáticos de Pequim, em meio às medidas adotadas para controlar a propagação do coronavírus.

Leia também: Ministério da Saúde garante que coronavírus não chegou ao Brasil

Os túmulos da dinastia Ming e a floresta Yinshan Pagoda serão fechados a partir de sábado. O Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho de Pássaro, construído para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, teve suas portas fechadas hoje.

Na esteira das medidas para conter o surto, Xangai também pediu aos cidadãos que vêm de áreas de foco que fiquem em casa ou em quarentena centralizada por 14 dias. O parque temático da Disney, que costuma esgotar ingressos na época do Ano Novo Lunar , anunciou que fechará as portas por tempo indeterminado.

Organização Mundial de Saúde  ( OMS ) está examinando a propagação do novo coronavírus. Casos da doença causada pelo 2019-nCoV provavelmente devem continuar a se disseminar na China e ainda é muito cedo para avaliar a gravidade do surto, de acordo com Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS.

"O foco não é tanto no número (de casos), que sabemos que irá aumentar", afirmou Jasarevic em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Em caráter emergencial, a OMS reuniu especialistas na quinta-feira, em Genebra, na Suíca e decidiu que "não é hora " de declarar a crise como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Esse procedimento aconteceu com a gripe H1N1, em 2009, o vírus Zika, em 2016, e a febre Ebola, que devastou parte da África ocidental de 2014 a 2016.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!