O epidemiologista Dr. Eric Feigl-Ding publicou dados alarmantes sobre o novo coronavirus em sua conta no Twitter. De acordo com o profissional formado em Harvard, a nova infecção tem potencial de “pandemia termonuclear”, declarando: “Eu odeio ser o epidemiologista que admitirá isso, mas potencialmente estamos enfrentando a maior pandemia desde a gripe espanhola, em 1918”.
Quase 1,3 mil infectados na China
Autoridades do setor de saúde da China afirmam que o número de mortos pelo novo tipo de coronavírus aumentou para 41, e com centenas de casos adicionais de infecção, o total de infectados chega a quase 1,3 mil no país em todo o país. A Comissão Nacional de Saúde anunciou que 237 pacientes estão em condições graves.
LEIA MAIS: Veja os detalhes do coronavirus que se alastra pela China
Você viu?
Novos casos de infecção por coronavírus estão sendo confirmados em todo o mundo. Autoridades na França anunciaram ter registrado os três primeiros casos na Europa. A ministra da Saúde da França disse que dois pacientes estão em Paris, e o outro, na cidade de Bordeaux.
Autoridades australianas confirmaram também o primeiro caso de infecção no país. O paciente seria um homem na casa dos 50 anos, que está visitando Melbourne. Ele é um morador da cidade de Wuhan, onde teve início o surto do vírus. Até o momento, são 12 países com casos da doença confirmados.
Os feriados do Ano Novo Lunar na China, com a duração de uma semana, tiveram início na sexta-feira (24). O fato está aumentando a preocupação sobre o alastramento do vírus, uma vez que centenas de milhões de pessoas viajam para ver seus familiares e amigos.
LEIA MAIS: Coronavirus pode ter vindo do mercado de animais silvestres
Autoridades chinesas estão adotando medidas para lidar com os temores, isolando várias cidades e fechando famosos pontos turísticos e locais de entretenimento. O parque temático Disney Resort, de Xangai, e a Cidade Proibida, em Pequim, estão temporariamente fechados.