Os números não mentem: homens não têm o hábito de lavar o pênis. Cerca de 1,6 mil homens amputam o pênis por ano, no Brasil, por conta do câncer de pênis . E um dos principais fatores que podem levar a doença é a má higiene íntima.
Leia também: Cúrcuma poderia ajudar no combate a diversos tipos de câncer, aponta estudo
Diante disso, os artistas Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro desenvolveram uma ação para a campanha de Novembro Azul “Lave o Dito Cujo”, do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). Por meio do perfil um perfil @laveoditocujo , o grupo compartilha ilustrações diárias para que os homens não esqueçam de lavar a genitália.
Leia também: Teste genético pode impedir o surgimento do câncer; veja quem deve fazê-lo
Você viu?
O projeto
O projeto está no ar desde o dia 1º de janeiro de 2020. A ideia é publicar ilustrações de diferentes artistas, utilizando os nomes e imagens popularmente relacionadas ao órgão genital masculino . Dentre os termos: bilau, banana, cobra, rola etc. A ideia é passar a mensagem de um jeito divertido e evitar tantos casos de câncer de pênis . O perfil funciona como um calendário: serão 366 avisos!
Confira algumas das artes: