HELSINKI — A Finlândia confirmou nesta quarta-feira (29) seu primeiro caso de coronavírus. Com o anúncio do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, sobe para 92 os diagnósticos de coronavírus registrados fora da China continental, e para 16 o número de países afetados pelo surto de pneumonia contagiosa além da China.
Leia também: Secretaria de Saúde descarta suspeita de coronavírus no Paraná
Agora, são três os países da Europa que já confirmaram episódios da doença. O coronavírus matou 133 pessoas e infectou 6079 em todo o mundo.
Nesta quarta-feira, os Emirados Árabes também confirmaram quatro casos de coronavírus. São os primeiros no Oriente Médio.
O paciente diagnosticado na Finlândia foi um viajante chinês que passou por Wuhan, epicentro do surto. O homem permanece isolado no hospital central da Lapônia, no norte da Finlândia. Em nota, o instituto também disse que outras 15 pessoas podem ter sido expostas ao vírus. Elas estão sendo monitoradas.
Leia também: Jovem é internada com suspeita de coronavírus em Minas Gerais
A finlandesa Finnair foi a primeira companhia aérea europeia a cancelar voos para a China continental, depois de suspender suas rotas para o aeroporto de Nanjing e Daxing em Pequim até o final de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira.
A Finnair, que vê suas conexões asiáticas como parte indispensável de sua estratégia de negócios, é só uma das companhias aéreas afetadas pelos crescentes temores sobre a propagação do novo vírus.
A companhia aérea British Airways suspendeu nesta quarta-feira todos os voos para a China continental, após a recomendação do governo britânico para que os cidadãos evitem viajar ao país asiático em consequência da epidemia de coronavírus. A American Airlines também cancelou as viagens de Los Angeles para Pequim e Xangai.