O Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus no país. Segundo balanço divulgado às 12h00 deste sábado (01), já foram descartados outros dez casos.
Leia também: Número de mortes por coronavírus sobe para 213 na China
A unidade federativa que apresenta maior número de casos incertos é São Paulo, com oito ocorrências. Duas suspeitas já foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul registra, atualmente, quatro casos suspeitos de coronavírus ; outros três já foram descartados.
Leia também: OMS decreta emergência de saúde pública internacional por coronavírus
Em Santa Catarina, até o momento, já foram levantadas 2 suspeitas; dois outros casos foram descartados. A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com um caso suspeito em cada.
Histórico
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.
A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS), na China, buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan.
Leia também: Coronavírus: o que muda com a declaração de 'emergência internacional' da OMS?
Nesta semana, a OMS declarou estado de emergência global em saúde devido ao coronavírus .