O Brasil vive a expectativa da chegada do novo coronavírus no país. Na terça-feira (25), um homem de 61 anos passou por um teste que deu positivo para o novo vírus. Ele ainda teria uma contraprova que, segundo o jornal "A Folha de S. Paulo", confirmou o resultado.
O homem, que esteve no norte da Itália, apresentava sinais de infecção pelo novo vírus e foi atendido e testado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Diante do primeiro resultado positivo para coronavírus , foi feita uma nova avaliação, a contraprova, no Instituto Adolfo Lutz. Tal resultado ainda não foi divulgado oficialmente, mas, de acordo com fontes do jornal, ele ficou pronto na noite de terça-feira e deu positivo.
O Ministério da Saúde marcou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira, às 11h30 e, ainda segundo o jornal, deve confirmar os resultados. Com isso, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina com um caso confirmado para o Covid-19, a nova cepa do vírus
Mais sobre o brasileiro infectado pelo coronavírus
O homem esteve no norte da Itália , um dos centros da doença em solo europeu, entre os dias 9 e 21 de fevereiro, sozinho e à trabalho. De acordo com os médicos, ele chegou ao Brasil apresentando sinais claros da doença originada na China. Ele foi atendido no hospital da capital paulista na segunda-feira (24), e a vigilância epidemiológica do Estado foi notificada na terça.
Em nota, o Ministério da Saúde, ainda na terça-feira, afirmou que o senhor passa bem e que os sinais da doença - tosse seca, dor na garganta e coriza - são brancos.
Você viu?
Leia também: Surto de coronavírus não começou no mercado de Wuhan, diz estudo
Ele foi orientado com as precauções necessárias. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo já está em contato com domicílio, hospital e a companhia aérea, com apoio da Anvisa, para buscar outros eventuais casos de contaminação pelo coronavírus.
Coronavírus pelo mundo
A nova cepa do vírus segue espalhando e fazendo vítimas pelo mundo. Também nesta quarta, a França confirmou a primeira morte pela doença
. A vítima é um homem de 60 anos que estava internado em Paris e morreu durante a madrugada.
O país ainda tem mais dois casos registrados em andamento de infecção pelo novo coronavírus. Essas pessoas apresentaram sintomas depois de voltarem de viagem para China e Itália, região mais afetada da Europa.
Ainda na Europa, Espanha, Suíça, Croácia e Áustria também já em casos da doença. China segue como o epicentro da doença. Até esta manhã, números indicavam mais de 80 mil pessoas infectadas e 2.708 mortes em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus .