RIO - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mais um caso do novo coronavírus neste domingo (8). Este é o terceiro registro no estado, sendo o segundo da capital e o 20º no Brasil. A pasta ressaltou que, até o momento, todos os três casos são de pessoas infectadas fora do país. Até o momento, há outros 111 pacientes suspeitos no estado.

Leia também: Irã registra 49 mortes em apenas 24 horas no país

coronavírus
shutterstock
coronavírus no Brasil

A nova confirmação do novo coronavírus é de uma mulher de 42 anos, moradora do Rio, que acompanhou a paciente do caso confirmado na madrugada deste sábado (7) em viagem à Itália. Ela já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância da Secretaria de Saúde, em parceria com o órgão municipal.

Segundo a pasta, o estado de saúde da nova infectada é estável e ela está em isolamento domiciliar. O retorno da viagem aconteceu na última quarta-feira (4), e os primeiros sintomas apareceram um dia após a chegada.

Na quinta-feira, a paciente deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse e congestão nasal . Uma amostra para análise foi coletada e testou positivo para o coronavírus. Nesse caso, não houve necessidade de contraprova pelo laboratório de referência. Isso se deu porque o mesmo laboratório já havia confirmado o caso de ontem e, com isso, estava habilitando para diagnósticos do novo vírus.

Leia também: Argentina confirma primeira morte por coronavírus na América Latina

"Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do coronavírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no nível zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, em nota divulgada na manhã deste domingo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!