O coordenador do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus em São Paulo, David Uip, confirmou esta manhã a veracidade do áudio no qual o médico Fábio Jatene, da Universidade de São Paulo (USP), oferece informações sobre o novo coronavírus. O áudio revela detalhes de uma reunião entre especialistas ocorrida no dia 11 e soa como um alerta. 

Leia mais: América Latina registra segunda morte por coronavírus 

david
Rprodução/Governo do Estado de Sâo Paulo
David Uip em coletiva de imprensa sobre coronavírus em São Paulo

Na mensagem, que circulou rapidamente nas redes sociais, Jatene traça um cenário possível sobre o avanço da doença no país e oferece uma perspectiva pouca otimista. De acordo com o p rofissional de saúde , os casos devem “explodir no Brasil a partir de agora” e a projeção é de uma demanda por até 11 mil leitos apenas em São Paulo.

Em coletiva de imprensa veiculada esta manhã, o infectologista David Uip confirmou a veracidade da mensagem , mas diz compartilhar de uma visão menos alarmista. “Os cenários vão desde 1% de contaminação na população, até 5% ou 10% por cento. O planejamento dos cenários possíveis é oferecido ao secretário para que haja um planejamento nos leitos”, explicou ele, destacando que a projeção pode ser mais ou menos positiva. 

Ainda segundo Uip, a projeção no número de leitos baseia-se na história antiga, atual e também nas informações atuais sobre a pandemia de coronavírus , porém nada é definitivo. "Esta é uma pandemia que evolui. então o que dizemos hoje pode ser diferente do que dito daqui a um ou dois dias", afirma. ele diz que novas soluções virão com a medida do avanço da doença.

No áudio, Jatene ainda reforça a urgência de atenção para a população mais idosa, que é o grupo de risco da doença. A opinião é compartilhada pelo infectologista, que aponta que, pelo menos neste momento, aconselha que os idosos “evitem aglomerações e eventos públicos”. Apesar disso, o Estado de São Paulo afirmou que, por enquanto, não haverá cancelamento de qualquer evento dessa natureza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!