Olivier Véran, ministro da saúde da França, disse em uma rede social que medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o cortisona, podem ser um fator para agravar a infecção do coronavírus em pacientes com caso confirmado da doença. A recomendação foi publicada neste sábado e besou-se em um estudo médico.

Leia também: Saúde atualiza para 200 os casos de infectados por coronavírus no país

ilustração do vírus
Reprodução/Flickr/Prachatai
Apesar de não comprovado, o uso do medicamento pode agravar ainda mais o estado de saúde de pacientes com coronavírus.


''Tomar medicamentos anti-inflamatórios podem ser um fator para agravar a infecção. Se tiver febre, tome paracetamol. Se você já estiver tomando medicamentos anti-inflamatórios ou estiver em dúvida, consulte seu médico'' Disse o ministro da saúde da França.

A declaração foi feita após um estudo preliminar publicado pela revista científica Lancet  apontar que o uso de medicamentos anti-inflamatórios em pacientes diagnosticados com coronavírus  facilitava a entrada do vírus nas células do paciente.

ilustração do vírus no pulmão de um paciente
shutterstock
A SBC, Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicou uma nota oficial sobre o assunto.

Apesar do estudo preliminar feito pela revista ainda não ter provas definitivas sobre a relação do uso dos medicamentos e a piora do quadro de saúde dos pacientes, a SBC, Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicou uma nota de esclarecimento , recomendando aos médicos que acompanhem pacientes com casos confirmados de coronavírus caso a caso, e se necessário, suspendam o uso de anti-inflamatórios.

Leia também: Coronavírus sobrevive em ambientes por até três dias, diz estudo

''Em não havendo evidências definitivas a respeito da associação entre o uso desses fármacos e maior risco da doença, a SBC recomenda a avaliação individualizada do paciente em relação ao risco cardiovascular da suspensão dos fármacos versus o risco potencial de complicações da doença'' Diz a SBC em nota.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!