Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe . Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde visa, como públicos prioritários, os idosos e trabalhadores da saúde. 

Leia mais: Só isolamento não é suficiente contra novo coronavírus, diz especialista da OMS

gripe
shutterstock
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Este ano, o início da campanha da campanha foi alterado de abril para março com o objetivo de para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe

Embora à vacina contra influenza (gripe) não possua eficácia contra o coronavírus , a medida busca auxiliar os profissionais no diagnóstico para coronavírus, uma vez que a exclusão dos sintomas da gripe - que são parecidos com os do Covid-19 - facilita a conclusão. Além disso, o Ministério da Saúde afirma que há o objetivo de reduzir a procura por serviços de saúde. 

Leia mais: População pobre terá dificuldades em isolamento, diz infectologista

Na etapa seguinte da campanha, que começa no dia 16 de abril, devem ser vacinados os doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, será direcionada às crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. 

Em São Paulo, a campanha acontecerá nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, além de conjuntos habitacionais, escolas municipais e casas de acolhimento de idosos. Em todo o Brasil, porém, o Ministério da Saúde orienta que sejam priorizadas as áreas externas das unidades para a vacinação. 

Rio de Janeiro terá ‘drive thru’ para idosos

A prefeitura do Rio de Janeiro criará postos de vacinação drive thru para idosos durante a campanha de imunização. Nesses pontos de vacinação, os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro.

Um dos pontos de vacinação será no estacionamento do centro de convenções Riocentro, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Postos do Detran também deverão ser usados na campanha.

A ideia do drive thru é reduzir a circulação de pessoas nos postos de saúde municipais, que também aplicarão as vacinas como normalmente acontece nas campanhas de imunização.

A prefeitura também deverá aplicar a vacina contra gripe em asilos e casas de repouso e em domicílio, em idosos que estejam acamados ou que tenham mais de 80 anos e sejam cadastrados nas clínicas de família.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!